segunda-feira, 14 de setembro de 2015

A VERDADE SOBRE A " PAZ DE IPEROIG"

Paula Muniz vIA FACEBOOK
Salve Cunhambebe!



"A Paz de Yperoig é comemorada hoje, dia 14 de setembro, como uma data importante que garantiu a unidade do Brasil contra as ameaças de divisão, graças ao trabalho de catequese e união promovido por Anchieta, Nóbrega e seus companheiros. Mas a história não conta que logo depois de terem se desarmado e se dispersado, os índios foram massacrados pelos rudes e estúpidos colonizadores portugueses, interessados no ouro, nas riquezas e nas terras descobertas.
Cunhambebe e seus guerreiros acreditavam na boa fé dos acordos de paz propostos pelos portugueses e jesuítas.




Cunhambebe morreu doente, ferido no corpo e na alma, envergonhado diante da humilhação a que levou seu povo por ter acreditado na palavra dos brancos.
Sabendo da importância que os portugueses davam àquela data, pouco antes de morrer, o grande cacique lançou uma maldição contra os invasores e seus descendentes dizendo que as terras de Yperoig seriam as terras do fracasso, que aqui nada daria certo, tudo que se começasse não chegaria ao fim.
Mas a maldição dos índios não é eterna, seu desejo não é vingança e, sim, serem tratados com dignidade e respeito.
Para acabar com os efeitos da MALDIÇÃO de CUNHAMBEBE basta parar de comemorar a Paz de Yperoig da forma como é comemorada, que ignora o papel e a traição cometida contra os índios, comemorando em seu lugar o “Dia de Cunhambebe e dos Índios do litoral norte”.

Nenhum comentário: