sábado, 2 de maio de 2015

TUPINAMBÁS.............PRIMEIROS MORADORES DE UBATUBA.....

Os primeiros moradores de Ubatuba, antes uma aldeia, eram os índios Tupinambás que, de acordo com Marcílio (1986, p.21), “eram de forte complexão física e saúde, e tinham suas formas de organização, de produção e de sociedade, antes do contato com os brancos”. Ainda, segundo Marcílio (1986, p.21), “esses moradores, à época da abordagem do europeu, formavam uma ‘pequena aldeia de choças’, no local aproximado do atual município, em outras espalhadas pelo seu território”. Sua sociedade era voltada para o campo e era uma coletividade calcada na família. Os primeiros caiçaras, assim como nos dias atuais, embora em uma quantidade menor, eram exímios pescadores, não apenas usavam flechas, mas também desenvolveram técnicas melhores de grande pescaria





. Como se pode observar em Marcílio (1986, p.21), “...utilizavam pequenas redes feitas de cipó tucum e, em mutirão, recolhiam grande porção de peixes”. A vida dos primeiros caiçaras de Ubatuba era baseada na organização, coletividade e harmonia, tanto entre seus componentes como na natureza, à qual, respeitavam muito. Essa harmonia se desestruturou quando apareceram os primeiros 30 colonizadores e, com eles, as missões. Para Ubatuba, vieram os padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta cuja missão era dominar os índios para transformá-los em cristãos e colonos de Portugal. Entre a “paz” estabelecida por Nóbrega e Anchieta (1563) e a fundação da Vila da Exaltação de Santa Cruz, (1637), novas situações surgiram, novos habitantes aí se fixaram: por isso mesmo, os testemunhos desses períodos são raros. O jesuíta não volta mais às terras onde os índios não o acolheram mansamente. De resto, nenhuma outra ordem religiosa aventura-se a fundar qualquer instituição em Ubatuba. Com o extermínio e o terrorismo usado largamente, conseguiu o colonizador acabar com o índio, mas como conseguiu a mão-de-obra necessária para a agricultura que queria implantar? Pouco a pouco se monta uma operação muito mais delicada que consiste em retirar o índio como dono da terra, como plantador de roçado para si e sua tribo, e reintroduzi-lo de volta à mesma terra, já agora como plantador de cana, não mais como livre, mas como escravo (MARCÍLIO, 1986, p.22-23). Alguns sobreviventes dos primeiros Tupinambás conseguiram refugiar-se na densa Mata Atlântica, na Serra do Mar, onde sobreviveram livres, porém pobres e amedrontados, pois a perseguição a eles continuou por muito tempo.

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