Resgate Ubatuba - 1/3 | |||||||
Antes de entrar no mérito, vamos dar um CTRL+Z? Pois
é, a abertura da avenida Iperoig, com duas mãos direcionais e canteiro
central com 4 metros de largura e calçada com 3 metros, aconteceu no
primeiro mandato do Dr. José Alberto dos Santos em 1948 - 1951, quando
foi eleito democraticamente o primeiro prefeito de Ubatuba pelo voto
direto. Portanto, 18 anos depois no governo Matarazzo, 1964 - 1968, foi criado o SPU - Setor de Planejamento e Urbanismo, sendo o chefe o topógrafo Sr. Roberto Carlos Norris Nielsen, que mediante ordens expressas do prefeito, para projetar a malha viária da cidade, no mínimo 100 anos à frente, no argumento que dentro de mais ou menos 5 anos, estaria passando por Ubatuba uma rodovia que ligaria Rio de Janeiro até a cidade de Santos no litoral sul paulista. Esta notícia provocou risos, e todos tipos de gozações e outras brincadeiras simplesmente contra o "Pai da Bienal". Mediante os fatos, Roberto simplesmente projetou os dois extremos da avenida Iperoig, para o norte até o rio Indaiá, e para o sul até o rio Acaraú no Itaguá, dali margeando o rio, passando pela praia do Tenório e se interligando com a chamada reta da praia Grande SP-55. Estas interligações foram denominadas de "A GRANDE AV. DA ORLA", duas pistas com 7 metros de largura, e com duas faixas de rolamento cada. O projeto foi elaborado e aprovado, e depois descartado c o n s c i e n t e m e n t e pelos sucessores. Vamos ao mérito da questão: Em agosto de 2000, foi liberada uma verba do DADE no valor de R$ 1.166.000,00 para urbanização da avenida 9 de Julho. Em agosto de 2003, mais uma verba do DADE no valor de R$ 1.222.052,69, totalizando: R$ 2.388.052,69. Conforme noticiado na mídia, estas verbas foram aplicadas nas avenidas Leovigildo Dias Vieira - 9 de Julho - Iperoig - Governador Abreu Sodré. Não vejo obras executadas nestes locais que justifiquem estes valores. E você internauta? Principalmente na avenida 9 de Julho, que teve o início de sua autodestruição mesmo antes de ser inaugurada, e continua, agora com um agravante: os mosaicos estão se soltando, e a prefeitura vem mal e porcamente tapando os buracos com massa, ao invés de recoloca-los. Dezenas de novos buracos estão se abrindo, e até alguns buracos já reparados estão se esfarelando pela insuficiência de cimento na massa. Senhor Prefeito, pega esses caras e põe no olho da rua!!!!! Em matéria de minha autoria publicada no jornal A Cidade em 12 de agosto de 2000, eu me pronunciei contrário, a urbanização da avenida 9 de Julho, dizendo ao prefeito Zizinho, que desse o pontapé inicial, usando esta verba na desapropriação das casas da avenida 9 de Julho / Rua Guarany, que daria para desapropriar no mínimo10 casas. E disse mais, faça isso, e de um salto para o futuro ficando ao nível de Matarazzo, caso contrário será mais um prefeitinho de Ubatuba, e engrossará a fila dos que nunca mais se elegerão, nem para vereador. Se, os prefeitos anteriores desapropriassem 4 casas por mandato, ou seja, uma por ano, a orla hoje já estaria liberada para a implantação dessa avenida primordial para Ubatuba. Veja o Sr. prefeito, que todas as verbas, e mais os recursos próprios, já gastos nas avenidas da Orla, dos rios Indaiá no Perequê-Açú até o Acaraú no Itagúa, de nada adiantaram. Agora, com mais esta verba de agosto de 2005 no valor de R$ 2.249.809,08 da qual o Sr. pretende investir um milhão na Av. Iperoig conforme o anteprojeto publicado no jornal A Cidade de 05/02/2005, na minha opinião, terá o mesmo destino de tudo o que já foi gasto: LIXO! O projeto Matarazzo é o óbvio, é um projeto natural, e o único que interessa para Ubatuba, não é um projeto para agradar aos olhos, e muito menos para agradar os caprichos do autor ou autores, dos comerciantes ou de quem quer seja. Sr. Prefeito, em todas as cidades litorâneas do Brasil e do resto do mundo é assim, esta faixa de terra chamada de orla, é dividida proporcionalmente pelas necessidades de cada cidade e, o anteprojeto apresentado pela Secretaria de Arquitetura e Urbanismo da prefeitura, está na contramão da nossa malha viária. Na minha opinião, o prefeito só pode ter compromisso com a cidade, e, enquanto o contribuinte está dormindo, o prefeito deve estar acordado, zelando pela segurança e o bem estar de todos. Os interesses públicos têm que ser tratado com seriedade, e nesses 40 anos pós Matarazzo, eu venho assistindo nitidamente, que os nossos prefeitos e vereadores, e alguns empresários, vem praticando exatamente o contrário. O interesse particular, está se sobrepondo ao interesse da cidade, este é o principal motivo do estado avançado de putrefação em que se encontra a cidade. Há muito, Ubatuba carece de uma assepsia, é o que se espera da atual administração. Será que ainda dá tempo? Como a esperança é a última que morre... Vamos esperar! A av. Iperoig é uma das principais artérias da cidade, "Ligação Norte / Sul". Mas, se for fechada uma pista como pretende a Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, o trânsito entrará em colapso total, e só ainda não entrou, devido à fuga maciça de empresários e turistas classes "A e B" que eram predominantes na cidade, e se dispersaram para as cidades confrontantes, Vale do Paraíba, Região Bragantina, Serra da Mantiqueira, Sul de Minas, Circuito das Águas, vilarejos e povoados que emergiram turisticamente. Ubatuba, a Pérola Rara Perdida no Atlântico, título que defendia com galhardia no passado, hoje não passa de uma mera e tímida figurante. Antigamente quando se queria alcançar alguma coisa, falava-se quê: "Tinha que correr atrás". Hoje o refrão é outro: "Temos que correr na frente porque atrás vem gente". Só os nossos políticos não perceberam isso e Ubatuba agora piorou, ficou para trás, e continua correndo atrás. Tudo aqui anda a passos de cágado; com direito a acentuação gráfica na proparoxítona. Espero que o nosso prefeito não pretenda resgatar as imbecilidades cometidas em governos passados: a primeira em 1936, pelo Seu Filhinho (eleito indiretamente), mudando o nome primitivo que era rua do COMÉRCIO, para AV. Dª MARIA ALVES, ainda bem que governou somente um ano. A Av. Perequê-Açú foi aberta com 37 metros de largura, durante o breve governo do Dr. José Alberto dos Santos, 01/01/1969 - 19/11/1970 que renunciou, por imposição do regime militar. No governo Pedro Paulo 1983 - 1988 portanto 18 anos depois da abertura oficial dessa avenida, este governo chegou a culminância da imbecilidade ao construir este famigerado Terminal Turístico. Para tanto, destruiu uma praça pública e obstruiu a avenida da orla, que circunda a majestosa baía do Perequê-Açú, hoje Avenida Governador Abreu Sodré. Dinheiro público jogado no lixo! Naquela época eu falei ao vereador Paulo Ramos, que não aprovasse esta construção, porque não caberia dentro da área da praça, a não ser que adentrasse na avenida. De nada adiantou. O Terminal foi inaugurado em 15/09/87 pelo governador Orestes Quércia. Veja quê, a av. Gov. Abreu Sodré foi obstruída 18 anos depois de sua abertura, e, exatamente 18 anos depois dessa obstrução, o prefeito Eduardo César, pretende obstruir uma pista da av. Iperoig. FONTE....www.ubaweb.com Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com. |
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
FALA NENE VELOSO
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