Em 1973, no dia 1 º de Junho, pela primeira vez aconteceu a " Jornada Marítima Ubatuba - Santos ", um prova com percurso longo, com cinco remadores, porém sem caráter de competição. Mais uma vez, o grande incentivador foi o professor Joaquim Lauro.
Comandada por Arthur Alexandrino dos Santos, a Maria Comprida foi rasgando as águas com os remos de Carlos Alves de Morais (carrinho), João Correia Leite (Jango), Antonio Barroso Filho ( Barrosinho) e Nilo Vieira, rumo a Santos. Os cinco remadores faziam parte do Esporte Clube Itaguá.
Esse percurso, de aproximadamente 215 quilômetros em linha reta, foi idealizado para lembrar um fato da história do Brasil, a Paz de Iperoig, assinada em 14 de Setembro de 1563. Antes de ser estabelecida a paz entre índios e os portugueses, os índios da nossa região se uniram para combater os portugueses no que foi denominado " Confederação dos Tamoio", quando então comandado por Cunhambebe, se deslocavam principalmente até Bertioga nesse tipo de canoa. Em comemoração aos 410 da Paz de Iperoig, foi realizada a viagem da canoa Maria Comprida de Ubatuba a Santos...
A saída da Maria Comprida foi no dia 1 º de Junho, às 4 h 45, tripulada pelos cinco remadores , em frente à Capela Nossa Senhora das Dores no Itaguá, chegando em São Sebastião as 15h05 do mesmo dia. De lá saíram as 4 h 15, chegando em Bertioga às 14h45 do dia 2 de Junho. De Bertioga continuaram a viagem, saindo ás 6h30 e chegando finalmente à santos às 10h15 do dia 3 de Junho, atracando a Ponta da Praia, em frente ao Clube de Regatas Vasco da Gama.
Continua...................
Trecho do Livro " Ubatuba , onde a Lua nasce mais bonita" de Justo Arouca.,
Nenhum comentário:
Postar um comentário