domingo, 16 de novembro de 2014

CASARÃO DO PORTO E SUA HISTÓRIA

O Sobradão do Porto
Processo: 00369/73 Tomb.: ex-officio em 11/10/75 e IPHAN em 3/05/59


O Sobrado do Porto foi construído em 1846, por Manoel Baltazar da Cunha Fortes, um comerciante português, armador e dono de terras, em frente ao antigo Porto de Ubatuba, área privilegiada na época em que a cidade era entreposto cafeeiro e exportava o produto para a Europa.
O edifício é de inegável valor histórico e arquitetônico. Seus dois andares superiores representam a arquitetura imponente da época. O primeiro pavimento servia como armazém, onde se guardavam e negociavam as sacas de café, o algodão, o fumo, o açúcar e a aguardente produzida na região. O segundo andar do sobrado servia como residência da família.




A edificação fundiu técnicas construtivas européias com o padrão caiçara de construção. A parte térrea foi construída com tijolos e pedras, enquanto, na parte superior, foi utilizada a técnica caiçara do pau-a-pique, que garantia a leveza da obra.
A decoração da parte residencial ficou por conta de artistas franceses, com detalhes ricamente ornamentados com ouro em pó. Nas portas e entradas da casa foram utilizadas peças de madeira e granito, importados da Europa. ( Fonte: Patrimônio Cultural Paulista: Condephaat, Bens Tombados 1968-1998. Imprensa Oficial do Estado. São Paulo, 1998)


Nenhum comentário: