segunda-feira, 11 de agosto de 2014

UBATUBA JÁ TEVE O MAIOR PORTO DO BRASIL

O MAIOR PORTO DO PAÍS
Em 1787 uma ordem do Presidente da Província de São Paulo obrigando as embarcações a passarem pelo Porto de Santos onde as mercadorias tinham menor preço desestimulou os produtores arrefecendo a economia local. A chegada da Família Real, em 1808, abrindo os portos brasileiros às nações amigas beneficiou Ubatuba que retomou seu desenvolvimento passando, inclusive, a exportar a produção de várias cidades do Vale do Paraíba transformando-se no maior porto de São Paulo superando até mesmo o Porto de Santos.




No auge do ciclo econômico cafeeiro, no quarto final do século XIX, Ubatuba chegou a ser o município mais rico da Capitania de São Paulo, graças a seu porto. Após esse período de extrema pujança econômica, que durou pouco tempo, a cidade enfrentaria quase um século de estagnação, com a maioria da população caiçara sobrevivendo da roça familiar e da pesca de subsistência.
Em 1855 a antiga Vila ganhou status de cidade, passando por considerável desenvolvimento quando foram construídos os grandes casarões que marcaram o apogeu de Ubatuba a maioria dos quais foram sacrificados em nome do progresso.

Nenhum comentário: