terça-feira, 22 de abril de 2014

Especial do Livro " Ubatuba, onde a lua nasce mais bonita" - Parte 25



Olá pessoal que acompanha   a   atualização desse especial, informo que fiquei devendo desde Março a atualização desse especial no blog, pois o livro estava emprestado durante esse período, estava...agora está de volta e vamos retornar de onde paramos ok.

                  "..... A escolha do último domingo do mês de   maio para a realização da prova ocorreu ocorreu por ser época de baixa frequência turística, pendurando por 30 anos , sendo que a prova passou a ser definida como o principal veículo de difusão turística de Ubatuba, nesse período. 

                   Dai a razão de transformá-la  em uma festa de confraternização para a juventude, sem deixar de ser uma importante competição que despertou o interesse da imprensa e elevou seu prestigio como o evento mais prestigiado da região.






                   Para a aprovação do novo percurso da prova de 9.400 , que abrangeria toda a Baia do Perequê Açu, atravessando em alto mar até alcançar o cais do porto, era preciso saber, com garantia, quanto tempo essa travessia levaria  até a Praia do Cruzeiro.
                  Para testar esse novo trajeto a Comissão aproveitou a estadia, em Caraguatatuba, de um nadador argentino, profissional, de nome Horácio Roberto Reta e o convidou a experimentar o novo trajeto. O nadador estava treinando entre Caraguá e Ilha Bela para competir na Travessia do Lago de Toronto, no Canadá. Preparado todo o plano segurança, desenhado no papel a linha demarcatória do novo percurso, o nadador caiu na água defronte o Hotel Jangadeiro, no Perequê Açu, acompanhada de duas embarcações comandadas pelo comodoro José Magalhães Neto; Joaquim Lauro Monte Claro Neto e Francisco Daniel Lopes, o Pancho. Todas as situações de uma travessia foram experimentadas; braçadas normais, mas vagarosas  e em pique de velocidade de 100 metros, par saber as dificuldades de resistência que um bom nadador aguentaria. O tempo foi considerado apenas para que a comissão para saber quando tempo levaria o vencedor da prova e, partir daí, estabelecer regras para a travessia.
                   O nadador argentino sinalizou no sentido  de que a prova seria excelente, com um percurso desafiador. O nadador ficou entre  nós  por uma semana, treinando no percurso. A Comissão estabeleceu regras rígidas para a competição: As inscrições encerravam-se com cinco dias de antecedência à data da realziação. Fichas de inscrição eram levadas a Federação, em São Paulo, para facilitar o trabalho dos clubes paulistas obedecendo o mesmo prazo de encerramento. Desta maneira, quando os clubes chegassem em Ubatuba, tudo estava preparado com o máximo cuidado. 

Texto copilado na integra do livro " Ubatuba, onde a lua nasce mais bonita - Crônica da reconstrução. Autor Justo Arouca.

Nenhum comentário: