Lenda antiga renasce na antiga horta de uma moradora
A Moradora A.M.S., 34, do Sertão da Quina, levou um susto na manhã do último dia 20 quando foi buscar tempero na horta que tem no quintal. Ela se deparou com duas “peças” que se elevaram próximo aos pés de cebola verde na leira do meio. O objeto estranho subiu da terra como se brotasse como algo que estava enterrado há tempos. Os parentes logo se deslocaram até a casa da moradora para tentar descobrir do que se tratava. Muitos especularam terem achado os pés do “Capitão do Mato”, lenda antiga que assustava os moradores de toda a região.
Segundo a lenda ele aparecia assustando os cães e as pessoas que maltratavam a floresta e as pessoas que dela cuidava. O local, que é próximo a um riacho, foi antigo trecho de trilha por onde fugiam os índios e depois os negros que eram perseguidos por capangas das fazendas. Segundo a moradora no dia anterior ao acontecido ela lembra bem que não havia nada no local e não tinha como alguém colocar o objeto em sua horta, já que tem um cachorro bravo no terreno. Estranho mesmo é que ela não ouviu o cachorro latir e nestes dias ele (cachorro) anda calado e fica só dentro de sua casa.
Os moradores mais velhos que viram o objeto estranho buscam tentar desvendar o mistério. “Mas só de ver arrepia!”, comenta M.J.S, 70. O Capitão do Mato, segundo moradores antigos, trata-se de uma espécie de cachorro, que é muito estranho e inteligente, às vezes aparece e às vezes some. Ele aterroriza quem não obedece aos calendários na utilização dos recursos naturais. Houve um tempo em que um morador foi atacado por uma fêmea do Capitão do Mato e sobreviveu.
O Maranduba News está em contato com o morador para dar o seu depoimento e até o momento não obteve resposta do sobrevivente. Os pés achados ainda estão no quintal são muito pequenos e recebem todos os cuidados de que a tradição manda realizar.
Quanto à moradora nada vai acontecer a ela, já que o local escolhido para aparecer está sendo tratado conforme a tradição. Agora não se sabe quem será aterrorizado pela lenda, basta saber quem está maltratando a natureza ou quem está maltratando quem cuida da mata. O local é mantido em segredo absoluto e as famílias não querem se manifestar sobre o caso. O mistério continua.
Do site : www.maranduba.com.br -
Texto de EZEQUIEL DOS SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário