terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA" - PARTE 107




3. A MISSÃO DA UNIVERSIDADE E OS PROCESSOS DE CONQUISTA DO FUTURO

A missão da Universidade é o germe da revolução de uma educação humanista, propriedade de todos os cidadãos de um país, tanto das classes trabalhadoras como das classes profissionais. Desta forma nos posicionamos no livro Ortega y Gasset – uma crítica da razão pedagógica (2002), nele trouxemos à luz, o pensamento deste crítico espanhol sobre a educação universitária. Para ele, a educação deve ser a comunhão perfeita entre cultura e vida. Mais uma vez reiteramos este princípio nesta obra intitulada Ubatuba – espaço, memória e cultura que deseja despertar o interesse das instituições preocupadas com o conhecimento na sua manifestação objetiva. Neste último caso, a cultura é referenciada no espírito humano que está além das determinantes do tempo e do espaço, humilde resíduo do passado ancestral, do repertório de convicções daqueles que arquitetaram a vida cívica do município e do vitalismo da ciência e da tecnologia preocupada pela conquista do futuro.



Para entender o espírito dos habitantes desta cidade litorânea, na sua versão mais original e espontânea, é necessário apresentarmos alguns conceitos: “a aculturação”, entende-se por aculturação, o processo de inserção na vida e na linguagem de uma área cultural determinada. A cultura é o modo particular em que as pessoas de uma população cuidam de sua relação com a natureza, entre si e com o cosmos, alcançando com isto, um nível verdadeiro e plenamente humano. Trata-se de um estilo de vida comum que caracteriza aos diversos povos. Podemos constatar na nossa tentativa de aproximarmos à cultura de Ubatuba, que só o viés antropológico nos possibilitaria a verdadeira imersão na fonte da pesquisa. A antropologia reconhece uma cultura a partir de: 1) a relação com a natureza e com as coisas, nível exterior e visível que às vezes é chamado de “cultura material” 2) a relação com “os outros”, nível visível na organização e nas instituições sociais chamado de “cultura social” e, 3) a relação com o transcendente, lugar das respostas às perguntas mais profundas do ser humano, chamada de “cultura simbólica” ou “interpretativa


Lembramos esta teoria cultural, com o propósito de reforçar que, enquanto não se atinge este nível mais profundo de uma cultura – “o espírito do povo”.


TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA ORIGINAL "  UBATUBA, ESPAÇO MEMORIA E CULTURA " , EDITADO EM 2005..........

SEQUENCIA  A SER   PUBLICADA EM  24 DE DEZEMBRO DE 2013

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