Cartaz do filme " Desmundo" gravado em Ubatuba em 2001"
Imagem não faz parte do livro : Ubatuba, espaço, memoria e cultura"
Desmundo
(2001) é um filme de Alain Fresnot, mostra a realidade dos primeiros
portugueses que se estabeleceram no Brasil durante o período da colonização. A
maioria destes de origem “duvidosa”, personagens toscos e rudimentares são
caracterizados de acordo com os propósitos da luta pela sobrevivência e a
conquista da selva e das terras. Caçar índios e transforma-los em negócio era o
motivo que impulsionava a ação destes primeiros advindos a terra brasilis.
O diretor de Desmundo convida a seus
espectadores a examinar com detenção a história das mulheres que eram trazidas
da Europa para se casar com os fidalgos de ultramar. A personagem principal,
chama-se Oribela (Simone Spoladore), ela é uma dessas órfãs recolhidas que vem
ao Brasil para se casar com Francisco (Osmar Prado) , um dos degradados que se
havia dignificado na conquista de terras e escravos que trabalhavam para ele
nas suas propriedades.
O choque frontal entre Oribela, educada
em um convento e o violento Francisco, fica ainda mais tenso quando entra em
cena o mercador judeu e convertido ao cristianismo – por uma questão de
conveniência, Ximeno Dias (Caco Ciocler), com o qual Oribela cai em graças.
A produção do filme está baseada no
romance, do mesmo nome, de Ana Miranda que relata a solicitação feita por
Manuel da Nóbrega ao rei João VI de Portugal, que enviasse mulheres brancas
para contrair matrimônio com o remanescente da casta lusitana a fim de impedir
a miscigenação e de formar uma espécie de elite colonial. Este romance feminino
é narrado pela boca da órfã que no silêncio faz florescer seu saber, na
tentativa de se posicionar socialmente. Nisto se baseia a travessia interior da
personagem que encontra nos signos da selva a rota de seu próprio enredo,
circunscrito ao imaginário religioso: “este mundo é um desterro e nós,
estrangeiros”. A fidelidade documental do romance se dá no encontro desses
interesses místicos com o imaginário do português degradado vivendo em função
de seus instintos. A alteridade com o novo mundo confere à obra seu eixo narrativo
– tensão pela fuga.
O filme foi também rodado em Ubatuba,
na Poruba, onde foi construída uma aldeia cenográfica. Falado em português
arcaico, o filme recria a época do “encontro” e o desencontro de interesses e
motivações, mas trata-se do mesmo lugar referente, a Poruba de Ubatuba, pequena
aldeia de pescadores, “do Dico e do seu Antônio”, descendentes dos portugueses
que ali chegaram um dia. Poruba é rodeada pelo mistério da mata, cantada pelos
passarinhos, cheia de gente na alta temporada, mas solitária e silenciosa o
resto do tempo.
que é de fato: impossível. Uma boa
adaptação no cinema, é uma versão que não trai o chamado núcleo significativo –
ideológico, fundamentais do texto ao qual se apela: conteúdos básicos que não se
sujeitam ao detalhe argumental. Em cada transposição cinematográfica há uma
opção sobre a resignificação da obra transposta que oscila entre o privilégio
do tema e dos traços de estilo individual e da época em que se vive.
A memória com o passar do tempo vai
perdendo nitidez, para ver até que ponto, vencedores e vencidos foram os reais
protagonistas na construção de uma cultura e de uma identidade capazes de
perpetuar o tempo no imaginário brasileiro. Ao longo dos capítulos deste livro,
percebemos a importância substancial da pesquisa para aproximarmos com menos
ingenuidade os acontecimentos históricos que podem vir a fazer parte de
narrativas ficcionais, mais próximas das verdadeiras motivações que
arquitetaram a cultura brasileira e das quais os meios de comunicação social
podem usufruir com maior proveito, sem excluir o comparecimento desbordante dos
verdadeiros donos da terra, isto é, aqueles que lutaram por conquistá-la:
índios, caiçaras e negros; migrantes e imigrantes, por fazer de Ubatuba, como de
qualquer outro lugar do Brasil, o lugar seguro para aquecer seus sonhos de
futuro.
TEXTO EXTRAIDO DO LIVRO.............UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA - EDITADO EM 2005
CONTINUA .......SEQUENCIA A SER PUBLICADA EM 17 DE DEZEMBRO 2013
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