domingo, 27 de outubro de 2013
Ubatuba, 376 anos
Guilherme Charleaux, ubatubano da gema e do Centro, é o autor dessa poesia. Charleaux profetizou a própria morte. Disse que morreria em dia, mês e ano terminados em cinco. Morreu em 05-05-1955, na cidade de Santos, SP.
Por falta de serviço em Ubatuba (SP), os jovens caiçaras iam trabalhar em Santos, enfrentar a limpeza dos bananais e aberturas de valas de escoamento das águas pluviais e drenagens.
Com Guilherme Charleaux não foi diferente, foi para Santos, em 1925. Charleaux teve mais sorte do que seus conterrâneos. Rapidamente conseguiu um emprego público, na Secretaria da Saúde, no departamento de combate a malária, que naquela época essa epidemia assolava o litoral paulista e cidades do interior.
Relatou-me o seu sobrinho Nilson
– O tio Charleaux era periodicamente transferido de cidade para cidade e, por esse motivo, vivia agoniado, se distanciando cada vez mais longe de Ubatuba, sentia-se como tivesse sido exilado, por ter cometido uma traição contra a Pátria. Transferido para a cidade de Avaré (SP), compôs esta poesia.
Foi em um desses momentos de reflexão, em que compôs esta obra-prima em sextilha – UBATUBA CIDADE ENCANTO, depois compôs: O SABIÁ – A CIGARRA – SAUDADES DE AVARÉ e tantas outras, que se perderam ao longo dos anos. Charleaux residia na Rua Conceição s/n, no Centro.
Esta poesia é o verdadeiro hino de Ubatuba, certamente Charleaux, no momento em que compunha esta obra-prima, imaginava estar sentado no Cruzeiro. Em minha opinião, nem mesmo o consagrado Prof. Francisco Gomes, autor de — Ubatuba Sim (Hino oficial da cidade) — Ubatuba do Brasil — Cruz de Ferro e Ubatuba de Anchieta conseguiu tanta harmonia da natureza, quanto essa poesia de Charleaux.
Ubatuba 376 anos. Meus pêsames pela passagem de seu aniversário. Dá dó de ver a situação caótica em que se encontra. Infraestrutura ZERO, 49 anos pós Matarazzo. Não dá para falar mais nada, está me dando náuseas. Eu ainda acredito que o prefeito petista Maurício Moromizato vai melhorar! Ou faz brilhar, ou escurecer de uma vez! Vamos aguardar o próximo ano.
Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com.
fonte ...www.ubaweb.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário