sexta-feira, 11 de outubro de 2013

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA - PARTE 18






           Grande parte dos alunos eram de pessoas adultas.
João Coutinho era um experiente líder político,muito popular e Presidente da Colônia dos Pescadores . Já fora vereador e vice prefeito. Bom moço e filho da cidade. Assim, o resultado dessa primeira eleição do Grêmio era previsível.
            Não houve campanha aberta, nem era cômodo  nos expor diante da eloqüência dos fatos. O Professorado. Aparentemente, não  tomou partido. O trato com eles era muito recente para merecer qualquer “socorro eleitoreiro”.
            Mas éramos candidatos e todos sabiam.
            No dia da eleição a urna correu as quatro classes, 3 do primeiro ano e  a nossa.




            Notamos que João Coutinho não apareceu. Político vivido, acreditamos , tinha certeza da vitória. Apareceria no dia seguinte para os abraços. Coisa natural para os políticos .
            Resultado das apurações : 85 % dos votos nos deram a vitória! “ Milagre” realizado pela professora de Matemática,dona Zélia que cuidou de fazer a nossa campanha de “boca a boca”., Dna Zélia era esposa  de André Waruna Swirski, chefe da oficina mecânica do DER, nosso amigo e colega de serviço, talvez a única razão a justificar o seu empenho  e a nossa votação. Uma vitória inesquecível, razão de tudo o que aconteceu em nossa vida como cidadão prestante de Ubatuba.
            Em almoço   na casa do casal André / Dna Zélia, afirmamos com absoluta convicção “ vou fazer do Grêmio a entidade mais respeitada e comentada da cidade “.
            __Se Deus quizer, respondeu Dona Zélia.

             João Coutinho aplaudiu a vitória, colocando-se a disposição para ajudar no projeto gremista. Era uma pessoa especial. O Ginásio abriu- lhe oportunidade de melhorar a sua intelectualidade e, como homem público, pudesse alcançar horizontes  mais promissores . Ao desistir do curso, continuou sendo o bom e afável Coutinho, político de proa que não aprimorou conhecimentos para enfrentar desafios mais árduos. Quando chegou a sua oportunidade para se eleger prefeito,  colocaram-lhe a frente a figura portentosa  de Francisco Matarazzo Sobrinho, o Cicíllo Matarazzo, presidente fundador da Bienal de São  Paulo, mecena das artes,  celebridade  da alta sociedade paulistana , e integrante do Império Matarazzo   da velha paulicéia . Homem absolutamente avesso a política partidária,mas que aceitou o desafio e venceu as eleições. Marcou um episódio ssingular na Administração Pública de Ubatuba.


Próxima postagem   dia   05 de novembro...........

Nenhum comentário: