Segue o resumo do capitulo sobre o surgimento do Grêmio Estudantil da Escola Cap. Deolindo.
1959 - Surge o Grêmio...
Ingresamos na segunda série,no inicio do segundo ano,a criação do grêmio estudantil era o assunto do momento, muito debatido na hora do recreio, fazia parte do projeto escolar, a direção da escola tenha interesse que os alunos fossem participativos e assim com a criação do grêmio desenvolvessem o sentimento social e civico.
No início,nó s alunosfomos chamados a opinar, revelamos a todos nossospontos de vista, valendo - nos de experiencias anteriores trazidas do Ginásio de Caraguatatuba, quando no primeiro ano assumimos , devido a impedimento do titular, a presidencia do gremio daquela escola.Tambem tinha assumido cedo a secretaria auxiliar do Clube XV, Propusemos então, sobre a melhor forma de compor uma boa chapa e sobre o melhor meio para aelaboração de um plano de trabalho.
Concorreram duas chapas
Conhecida, quem sabe, naquela primeira e rápida convivência com os colegas umaparente liderança, acabamos sendo convidados a encabeçar a chpa opositora para a presidência do grêmio. Argumentamos que estávamos simplesmente chegando, no segundo ano do ginásio e,por isso, a dificuldade de conseguir apoioexpressivo dos colegas que não nos conheciam, era quase a totalidade de alunos. Nem eramos da cidade. Alegamos, que sem popularidade não restava condições de pedir votos na " cara dura".
A despeito das alegações, acabamos por aceitar a candidatura. O outro candidato era simplesmente João Coutinho, ubatubense, conhecido politico da cidade, fazendo o curso desde o início e por isso considerado o candidato da situação.
Para preprarar os alunos para a eleição, que estava próxima,o diretor convocou uma reunião geral para dizer da finalidade e da importância do Grêmio, o seu funcionamento e como se realizaria a eleição. Ligeriramente atrasados, ficamos na porta da classe, do lado de fora, com outros colegas, ouvindo o professor Jacomino falar. Então o Diretor falou dos candidatos inscritos e citou apenas o nome de João Coutinho.
Continua no dia 10 de Outubro a sequência desse Especial sobre o Livro de Justo Arouca " Ubatuba, onde a lua nasce mais bonita " - Crônica da reconstrução. Editado em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário