quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA " PARTE 100




As novelas para televisão foram a marca registrada da Rede Globo, ao longo de sua história, demonstrado uma diversidade temática ao longo do tempo , fazendo o país parar: Ilusões Perdidas (1965), Irmãos Coragem(1970), Gabriela(1975), Dancin’ Days (1978), Guerra dos Sexos(1983), Roque Santeiro (1985), Vale Tudo(1988), Que Rei Sou Eu?(1989), Barriga de Aluguel (1990), Terra Nostra (1999) e O Clone (2001). Em uma primeira fase estas novelas tinham um caráter folhetinesco, mais tarde passaram a se voltar para a realidade brasileira. A teledramaturgia da TV Globo teve um papel importante ao sensibilizar o público para problemas políticos e sociais que o país vivia em alguns períodos, além disso – como explicam seus produtores – a Globo passou a enfatizar suas ações de responsabilidade social, ao incluir na teledramaturgia campanhas de esclarecimento e denúncias sociais: crianças desaparecidas, drogas, doação de órgãos e discriminação (Dicionário da TV Globo, 2003:4).







 Na nossa afirmação inicial sobre o forte impacto da televisão sobre a comunidade ubatubense, deixamos entrever que, a televisão constitui uma oportunidade de lazer ímpar. “Em um país de dimensões continentais e de cultura de massa diversificada e fértil, que mistura tradição e modernidade, a televisão desempenha uma função marcante na consolidação da identidade nacional”, afirma Luis Erlanger – diretor da Central Globo de Comunicação, mas com uma importante ressalva, sempre e quando se preserve o patrimônio histórico da memória, do espaço e da cultura local, propiciando um espaço formativo para a crítica apurada daquilo que se oferece ao olhar do espectador.

Os índices da Rede Globo são indiscutíveis:115 afiliadas, entre elas a TV Vanguarda do Vale do Paraíba que cobre a cidade de Ubatuba, atinge mais de 99% do território brasileiro e tem uma participação de 60% no número de aparelhos ligados no horário nobre. Esse público é formado por pessoas que ficam em média mais de 4 horas por dia em frente da TV (Dicionário da TV Globo, 2003:ix). Tal índice de audiência é significativo, uma vez que o mercado competitivo é grande e existem outras cinco redes de televisão aberta no país, por exemplo, a TV Bandeirantes que também pode ser vista em Ubatuba[1].

Nas minisséries, ao contrário das telenovelas, o enredo já está definido pelo autor antes do início da produção. Sua duração pode variar de 4 a 60 capítulos. Na década de 80, a faixa do horário das 22 h, antes ocupada por novelas e depois por seriados, passou a exibir minisséries com adaptações de importantes obras literárias nacionais como é o caso de A Muralha e A Invenção do Brasil (2000), a duas minisséries usaram Ubatuba para a filmagem de algumas cenas externas, explorando a paisagem natural e sem dar muito crédito a esse tipo de utilização da imagem.



[1] A TV Band Vale está localizada no Shopping Taubaté, é a primeira TV Vitrine. Cercada apenas por vidros que isolam térmica e acusticamente seu ambiente interno do restante do shopping, permite às pessoas acompanharem o trabalho desenvolvido pelos profissionais da televisão. Dedica 5 horas e meia por dia a assuntos voltados para a região. São dois telejornais diários, programas semanais, bem como flashes dos principais acontecimentos do dia a dia.

Nenhum comentário: