quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ESPECIAL CAIÇARADA – A Cultura Caiçara pelos Olhos de Jonas Marcolino da Silva





Durante todo este de mês de agosto, publicamos a cada semana entrevistas com conhecedores da nossa cultura caiçara, já em preparação ao “8º Festival de Cultura Popular Caiçarada”, que começa nessa sexta-feira, 30/08. Serão três dias de festa com atrações culturais que incluem muita música, dança e tradição.
Jonas-Featured-image
Para encerrar nosso especial, entrevistamos seu Jonas Marcolino da Silva, antigo pescador de Ubatuba, natural da Picinguaba. Ele, que já presenciou muitas Caiçaradas, tem boas lembranças dessa festa que sempre representou muito para a comunidade local.

Vida de Pescador

Quando chegamos na casa de seu Jonas, ele estava pintando o muro da casa dele. Com 70 anos e uma energia típica caiçara, parece que os anos no mar em busca dos cardumes de peixe fizeram bem a esse pescador. A única reclamação que ouvimos foi a de uma dor nas costas, adquirida na época em que carregava sacos de até 20 quilos de cimento.


Seu Jonas relembrou os tempos de criança, da comida da mãe, da fartura de peixes. Lembrou do irmão que perdeu com uma picada de cobra, de como naqueles tempos era impossível conseguir ajuda. “Eu tinha 12 anos na época, e ele, agora, estaria completando 73 anos – tem coisas do passado que a gente se recorda que marcam nossa vida”, disse seu Jonas, com os olhos cheios de lágrimas.
A pesca ele aprendeu com o pai, e a mesma profissão ele passou para o único filho homem – ele teve sete meninas. Quando perguntamos se o filho pesca tão bem quanto ele, disse que “pesca muito melhor.”
Hoje, seu Jonas já não sai mais para alto mar, mas sempre consegue um tempinho para relembrar os velhos tempos de pescaria.

Nenhum comentário: