sexta-feira, 17 de maio de 2013

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA , ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA"...Parte 10


1957   .....A  nova estrada chegou a Ubatuba, finalmente o Litoral estava ligado ao Vale do Paraiba e o resto do Brasil via São José dos Campos..........
                 A cidade tinha ficado isolada por mais de meio século, esperando um futuro, o qual parecia nunca chegar...O primeiro automovel só tinha chegado em Ubatuba , via estrada imperial  ( Taubaté-Ubatuba) somente em 1933.........Foi tentada a construção de uma ferrovia, a qual ligaria o Sul de Minas ao Litoral Norte,  mas o sonho acabou quando a casa financeira e os homens que sustentavam o programa de obras perderam o apoio do governo brasileiro  e a falência da construção foi inevitável.





                  Os anos se passaram e os casarões  imponentes espalhados  pelas ruas centrais da  cidade foram envelhecendo  e perdendo seus traços de nobresa  , foram caindo um a um, cedendo lugar para outras construções..Em 1948, a picareta rompeu o chão para robustecer aquele fio de sonho, abrindo uma marcha incessante em busca das lendárias praias  de Iperoig, 54 quilometros após.
                  Finalmente as máquinas  trabalhavam freneticamente para vencer o Morro do Maciel, um grande  obstáculo para chegar a baia das Toninhas , o saibro cavocado, serviu para cobrir  o terreno arenoso, e logo depois atingir a praia Grande.
O novo dia chegou, sem pedra fundamental, sem  foguetório , sem discurso, sem feriado escolar.
                  Era  setembro  do ano da graça de 1957. Tempo de comemorações da Paz de Iperoig, celebre episódio da história da colonização do Brasil.
                  O sonho, agora, passa para a realidade. A nova estrada rompe o silêncio de mais de  meio século, abrindo as portas da cidade para um novo tempo de reconstrução.
                  A chegada da estrada litorânea foi um acontecimento vital para Ubatuba, mergulhada quase num isolamento total, devido a precariedade da comunicação terrestre . Foi essencial , tambem , para todo o Litoral porque nasceriam novos impulsos , potencializados , anos mais tarde, com a chegada da rodovia Rio-Santos.

CONTINUA...

....................PRIMEIRO DOMINGO..

(    Do  Livro  UBATUBA, onde a lua nasce mais bonita.)

Nenhum comentário: