A chamada Ilha dos Pescadores é formada pelos dois braços do rio Grande, bem na boca da barra. A sua frente, durante a maré baixa formava uma prainha, onde os pescadores e algumas famílias das praias do lado norte chegavam com suas canoas cheias de laranja-cravo graúdas e amarelinhas, farinha de mandioca , palmito, cará roxo e peixe salgado.
Duas imponentes pontes de madeira , guarnecidas em suas laterais ligavam a cidade ao bairro do Pereque Açu, outrora a mais badalada praia de Ubatuba, que tinha a marca registrada do " Rancho do Galo", mas as pontes,já nesse época estavam mal conservadas.
O prédio que abrigaria a Unidade de Serviços do DER , estava completamente em estado lastimável..
O prédio que pertencia a Secretaria da Agricultura e acolhia o entreposto de pesca, com escritórios utilizados pelo pessoal da Capitania dos Portos.., que ali gerenciavam o movimento de barcos pesqueiros e a produção dos pescados...Essas instalações foram transferidas para o Cais do Porto, já há algum tempo, ficando no local grandes tanques cheios de salmoura envelhecida, misturada a muito ferrugem, com um péssimo aspecto e fedor de podridão...Paredes rachadas e alguns moveis quebrados completavam o ambiente triste e envelhecido pelo tempo, causando uma ma-estar..
TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO " UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA " - CRÔNICA DA RECONSTRUÇÃO.... Do autor Justo Arouca,
CONTINUA...
Nenhum comentário:
Postar um comentário