terça-feira, 25 de setembro de 2012

Um pouco sobre a história da Estrada Caraguatatuba - Ubatuba - Parte 2


Com base na bela obra literária de Justo Arouca , intitulada " Ubatuba, onde a lua nasce mais bonita " - Crônica da reconstrução.........., contarei para vocês um pouco da história da construção da Estrada   Caraguatatuba - Ubatuba  ...


INICIO DA CONSTRUÇÃO DA ESTRADA  ENTRE CARAGUATATUBA E UBATUBA – 2 ª PARTE




Muitos trabalhadores , conduziram carroças puxadas a burro. Com intuito de agradar  as autoridades presentes, no inicio da construção da estrada , a qual ligaria a cidade de Caraguatatuba á Ubatuba, o terreno era plano , foi traçada uma larga faixa que seguia em busca de novos horizontes..., destino Ubatuba ...
Mas logo ali na frente, como afirmara o velho Chico Graça, surgiu o primeiro rio e o primeiro morro...Fizeram uma ponte improvisada , toda feita de madeira, apela qual passaram todo equipamento da construção da estrada...
Depois foi instalado  na cidade de Caraguatatuba, um escritório do Departamento, o qual na época já era conhecido como DER....Um  simples escritório,  para marcar o inicio e o andamento dos trabalhos  da construção da estrada...
As obras da nova estrada  trouxeram para a  região , muita gente nova, com eles as ruas da cidade de Caraguatatuba c/ certeza ganharam uma nova movimentação nas tarde de domingo, dia de folga dos trabalhadores ...




Seria o inicio do fim da pasmaceira  , a qual envolvia a cidade, ...
Justo Arouca , segue em seu livro ‘ UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA, contando no início da Saga heróica, de homens de brio, força e coragem , os quais vivenciaram o início da construção da estrada que ligaria Caraguatatuba  á Ubatuba, no Litoral Norte Paulista....
Sigo aqui resumindo parte dessa grande obra....
O livro tem a intenção de  revelar a heróica construção da estrada, seria 54 quilometros de estrada a ser construída..
Centenas de carroças todas puxadas a burro, ajudaram no início da construção da estrada, máquinas e homens  superavam dia a dia  pequenos e grandes obstáculos , terão pela frente quase 7 anos  de trabalho duro entre rios, despenhadeiros, morros e Serras, e durante esses anos o Departamento das Municipalidades mudou de nome, passará a se chamar de Departamento de Estrada e Rodagem, simplesmente DER..., os serviços não sofreram nenhuma alteração, e a estrada chegava ao bairro ubatubense do Rio Escuro , depois de superar o Rio Maranduba , seria ele , o rio escuro o ponto mais penoso, devido a  na sua margem esquerda  existir  o escarpado e longo Morro do pinhão,..

Continua   no dia  :  30 / 09/2012...

Nenhum comentário: