sábado, 26 de maio de 2012

UBATUBA 2002.....Enduro da Independência movimenta a cidade






Nesta semana a cidade começou a receber muitas motos: a grande maioria em cima de caminhonetes e muitas dento de caminhões. Muitas pessoas não sabiam o que estava acontecendo, pois a seqüência de veículos que chegavam na cidade nesta quarta-feira era muito grande. “Pra onde vão tantos veículos com motos?”, comentava-se num bairro da cidade.











Era a chegada dos competidores do 20º Enduro da Independência, que a última vez que largou de Ubatuba foi há 12 anos.
O Enduro da Independência foi criado em 1983 com parceria da SMPB, TCMG e Rede Globo Minas, em cima da história da viagem de D. Pedro, da Quinta da Boa Vista/RJ até Vila Rica, atual Ouro Preto/MG. A viagem do príncipe durou 15 dias, mas os organizadores planejaram cumprir o mesmo roteiro em bem menos tempo (três dias). A organização se preocupou em seguir à risca a trajetória de D. Pedro percorrendo as mesmas estradas. Hoje é o maior Enduro de Regularidade do mundo! Nacionalmente, está consolidado também como um grande movimento cívico em comemoração ao 7 de setembro, atraindo pilotos de todo o Brasil e do exterior.
Quem esteve presente na avenida Iperoig nesta quarta-feira, pode ouvir o barulho ensurdecedor dos motores que roncaram alto, ver muita fumaça e sentir o cheiro de óleo queimado, além de presenciar uma tremenda queima de fogos que anunciava a largada promocional da prova. Toda pessoa que anda de motocicleta sabe a emoção e a adrenalina deste momento, ou melhor, qualquer atleta sabe. 
Em seguida, a banda Rock Lama, do Rio de Janeiro, fez um grande público se concentrar na avenida, quando mais de cinco mil pessoas acompanharam a festa.
Eventos desta natureza trazem uma mídia muito positiva, além de dividendos diretos e indiretos. É praticamente impossível calcular-se o ganho, pois todas as mídias especializadas dão grande destaque para a cidade da largada. Mesmo a não especializada esteve presente: foram várias televisões, além de jornais, revistas, rádios etc.
O evento este ano contou com 500 motos de diversas marcas e 200 jipes que foram aprovados para a competição. Vale lembrar que a Yamaha DT 180 é a grande vencedora com sete primeiros lugares. Nas primeiras cinco edições, não deu chances para ninguém; já neste ano não havia nenhuma. As motos evoluíram muito nestes 20 anos e hoje a DT, como a XL, já não participam do evento. Nas primeiras edições, as equipes eram praticamente amadoras e todas as motos eram adaptadas. 
Hoje existem equipes profissionais, como a da Yamaha com uma carreta de apoio; com certeza, a maior que vimos por aqui. A grande maioria era composta por três ou quatro pessoas, entre piloto e apoio, o que trouxe mais de quatro mil ligadas diretamente ao evento. Muitos hotéis ficaram lotados, vários restaurantes faturaram mais que num feriado prolongado. Considerando que a maioria das pessoas só pernoitou na cidade, podemos considerar um ótimo movimento; todo mundo faturou direta ou indiretamente com o evento, que contou com o total apoio da prefeitura municipal, Comtur e sindicato de hotéis. O presidente da Comtur, Luiz Bischof, estava eufórico e comentava com nossa equipe que os organizadores do evento fizeram muitos elogios ao apoio oferecido por toda cidade à sua equipe.
Já o prefeito Paulo Ramos lembrou que a primeira vez que o enduro saiu da cidade ele era vice-prefeito, mas estava à frente da Secretaria de Turismo. Colocou a cidade a disposição de todos e fez um convite oficial para que no ano que vem a partida seja novamente de Ubatuba. Outro convite foi para todos os participantes voltarem a visitar a cidade em outras épocas e conhecerem tudo de bom que ela tem para oferecer. 
Muitas autoridades estiveram presentes para ver a largada promocional, quando as motos fizeram um passeio por diversas ruas da cidade e o Cruz de Ferro Moto Clube fez as honras em matéria de motoqueiros.
Já na manhã de quinta-feira, os primeiros a chegar no ponto de largada foram os estreantes que estavam eufóricos e com a adrenalina a mil. Um comentava que não via a hora de poder começar a acelerar, que se tudo corresse bem esta seria sua primeira participação em muitas. Até por volta de 10h, as motos ainda faziam a largada.
Como acontece em todas as edições do Independência, a emoção toma conta dos pilotos ao serem recebidos como heróis pelas crianças das cidades por onde passam. As ruas são enfeitadas com as cores do Brasil para homenageá-los e comemorar a independência do nosso país. 
Trilhas de alta dificuldade predominaram no primeiro dia com vários pontos em que a atenção na planilha foi fundamental para que os pilotos seguissem o roteiro. Muitas estradas rurais com várias bifurcações para trilhas secundárias. Alguns não conseguiram completar o percurso, devido a problemas mecânicos em suas máquinas. 
Para fechar o dia, os pilotos foram recebidos com muita festa em São Lourenço, mas todos foram dormir cedo, pois muitos quilômetros ainda faltam para Belo Horizonte.
Para quem não esteve na avenida ou viu as motos passarem, só resta um consolo: que a equipe organizadora aceite a oferta do prefeito e no ano que vem a largada seja novamente daqui.





Fonte :
http://www2.uol.com.br/jornalasemana/edicao200/mat1.htm

Nenhum comentário: