Publicação infantil desvenda origem e debate problemas do Ipiranguinha
Ubatuba - Um livro escrito por crianças do Ipiranguinha, em Ubatuba, promete resgatar as histórias, lendas e personagens do bairro.
Intitulada "Uai, que bairro é este?", a obra conta a trajetória do local desde seu surgimento, há mais de 300 anos, até os problemas vividos na atualidade, como desmatamentos e poluição.
"É um projeto muito importante, porque o bairro recebe muitos moradores de outras cidades e estados, como Minas Gerais e Bahia. Conhecer e resgatar a nossa história é uma forma de apresentar às crianças as nossas raízes e o papel histórico do bairro", disse Marisa da Silva Toledo, 33 anos, uma das professoras que participaram do projeto.
Segundo Marisa, o livro nasceu de um jornal preparado por alunos da Emei (Escola Municipal de Ensino Infantil) Ipiranguinha com informações sobre o bairro e conhecimentos sobre o meio ambiente, em 99 e contou com a participação de cerca de 120 crianças.
Em 2001, as informações foram compiladas em um livro publicado pela Secretaria de Educação.
"Os alunos fizeram pesquisas, entrevistas com os pais e moradores antigos e debates sobre a cultura dos povos que foram habitar o bairro e crendices e lendas do local", disse.
Com a pesquisa, as crianças passaram a conhecer e relatar as histórias do bairro, que surgiu como rota para os bandeirantes, caçadores de índios e aventureiros entre o Vale e o Litoral Norte.
"O Ipiranguinha era um ponto estratégico. No fim do século 17 iniciou-se um núcleo de povoamento que deu origem ao bairro. Mais tarde, o bairro serviu como estrada para o escoamento do café produzido no Vale", disse Marisa.
O livro conta ainda com relatos de moradores antigos, como histórias sobre onças que habitavam o local, benzedeiras e parteiras e receitas típicas.
Para o estudante Jefferson Souza Albino, 16 anos, o livro está mostrando um lado do bairro que ele não conhecia.
"Nasci aqui no Ipiranguinha, mas não conhecia essas histórias sobre o surgimento do bairro", disse. (Fonte: ValeParaibano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário