CRIAÇÃO1.1. HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO
Na tarde do dia 7 de março de 2005, aconteceu na Câmara Municipal uma mesa-redonda sobre a Saúde da Mulher com especial destaque para a questão do câncer feminino. Este evento foi parte da Semana da Mulher, promovido pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura, com o apoio da Câmara Municipal, das Secretarias da Saúde e da Assistência Social e do Fundo de Solidariedade.
Participaram da mesa, presidida pela Nalva, Coordenadora da Coordenadoria da Mulher, o Vice-Prefeito Domingos Fábio dos Santos, a Pastora Kátia, Secretária da Assistência Social, o Dr. Marcos, Secretário da Saúde, e duas participantes do grupo de trabalho de apoio ao paciente de câncer de Ubatuba:
Maria Joana, assistente social aposentada, e Mônica Ciari, diretora de escola licenciada.
A vereadora Luciana abriu o evento com algumas palavras a respeito da Semana da Mulher e do papel desempenhado pelas mulheres na sociedade. Havia um público expressivo, entre quarenta e cinqüenta pessoas, quase todas mulheres com interesse pessoal no tema.
A Coordenadora Nalva descreveu os eventos da Semana da Mulher, dando início aos trabalhos da mesa.
O Vice-Prefeito Domingos discorreu a respeito da situação em geral da mulher no município de Ubatuba, informando o alarmante aumento do número de mortes de mulheres por câncer. Manifestou também seu apoio à implantação de uma entidade de assistência ao portador de câncer.
A Pastora Kátia falou a respeito dos recursos que podem ser disponibilizados para os pacientes de câncer pela Secretaria pela qual responde, que podem ser, por exemplo, cestas básicas.
O Dr. Marcos fez uma curta e objetiva explanação sobre a situação em que hoje se encontra o município em relação à detecção precoce dos mais comuns cânceres femininos: de útero e de mama, com pouquíssimos exames sendo feitos mensalmente, o que resulta em meses de espera para as mulheres, com as terríveis conseqüências disso. Quanto mais tarde se diagnostica o câncer, menores são as chances de sobrevivência e maiores os custos do tratamento.
A outra boa notícia foi a de que existe a intenção por parte da Secretaria da Saúde de implantar uma sala de quimioterapia e realizar aqui mesmo em Ubatuba as cirurgias mais simples necessárias ao tratamento do câncer. Isto implicará na contratação de oncologista, uma necessidade das mais sentidas pelos pacientes de câncer.
Por último, o Dr. Marcos disponibilizou uma sala com telefone para uma organização de apoio ao paciente de câncer, cuja instituição era o objetivo daquela tarde de trabalho.
Maria Joana e Mônica falaram sobre as tentativas anteriores de estabelecer uma entidade desse tipo, sobre as dificuldades encontradas e sobre a atual proposta do grupo. Esclareceram que desejavam saber quantos pacientes de câncer há no município, quais são suas necessidades mais prementes e com quais recursos poderiam contar por parte da administração municipal, de forma a poderem delinear uma proposta adequada de trabalho para a entidade que estão empenhadas em organizar.
Abriu-se a discussão, com participação das pessoas presentes, pois havia três alternativas possíveis: criação de uma ONG (Organização Não Governamental), de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), ou revificar a SOS Mulher, incluindo em seu estatuto o atendimento a pacientes de câncer. Foi consensual a decisão pela OSCIP, uma vez que esse tipo de organização permite o estabelecimento de parcerias com o governo, como por exemplo, o uso de equipamento público como a sala oferecida pelo Dr. Marcos.
Em seguida o Vice-Prefeito Domingos recolheu os nomes e assinaturas dos presentes interessadas em participar dessa entidade.
A assembléia de fundação aconteceu no dia dois de maio, às 16 h, na Câmara Municipal, presidida pela Maria Joana Monte Claro e secretariada pela Denise Fonseca. Foi eleita a seguinte diretoria:
Presidente – Sonia Bergamaschi
Vice-Presidente – Maria Eliza Duarte1º Secretária – Denise Fonseca2º Secretária – Teresa Alves de Oliveira
1º Tesoureira – Sonia Regina da Nóbrega Souza
2º Tesoureira – Vera Lucia Arnoni Leite de Abreu
Na ocasião foi eleito também o Conselho Fiscal:
Efetivos
Mônica Baptista CiariLourdes MoreiraMaria Ednalva Almeida Barbosa
Suplentes
Cesário Amarildo PradoVirgínia L. Medeiros
Maria Carlota B. Marchetto
1.2. OFICIALIZAÇÃO
Em julho de 2005 foi efetuado o registro da ata e do estatuto da SAPO-UBA junto ao Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Ubatuba - São Paulo. Em outubro foi expedido o CNPJ da entidade. A transformação em OSCIP é uma das metas para 2006. A conta da SAPO-UBA foi aberta na Caixa Econômica do Estado de São Paulo em novembro.
PARCERIAS
Além das pessoas físicas colaboradoras, algumas empresas privadas vêm colaborando com a SAPO-UBA, como os Restaurantes Rei do Camarão e Baleia Branca, a Adriano Art, a Da Vinci Artes Gráficas, a Rádio Costa Azul, a Farmaconde e outras. Órgãos governamentais também têm contribuído expressivamente, como a Coordenadoria da Mulher, a Câmara Municipal e a Secretaria de Promoção Social. Porém, a maior parceira tem sido a Secretaria Municipal de Saúde, que nos cedeu espaço para reuniões ao longo de 2005, acesso aos dados referentes à ocorrência de câncer no município, permitiu o uso de uma sala da UNIR para os primeiros atendimentos e, finalmente, providenciou um excelente espaço nos fundos do Centro de Especialidades, a partir de dezembro.
EVENTOS PARA LEVANTAMENTO DE FUNDOSEm nove de junho, foi realizado jantar no espaço graciosamente cedido pela Associação Comercial, com a finalidade de arrecadar fundos e divulgar a entidade, com expressivo sucesso.No dia vinte e um de outubro foi realizado jantar no Restaurante Rei do Camarão, como o primeiro um evento agradável e que também teve o efeito de divulgar a SAPO-UBA.
ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO E EDUCAÇÃOFomos convidadas e participamos de evento visando a prevenção do câncer de mama em São Paulo, no dia nove de agosto, promovido pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Na ocasião recebemos algum material de apoio.Em dezenove de agosto realizamos evento no calçadão, com a venda de camisetas, distribuição de filipetas, demonstração com a "mama amiga" e orientação sobre a prevenção do câncer de mama. Este evento foi precedido de divulgação em algumas escolas e por via imprensa falada e escrita.Participantes da SAPO-UBA compareceram duas vezes na Rádio Costa Azul para divulgar a entidade e esclarecer assuntos referentes ao câncer. Infelizmente esse espaço não foi mantido por mudança na programação da emissora, que,, no entanto, manteve o "microfone aberto" para quaisquer comunicações que necessitarmos fazer.A SAPO-UBA foi convidada a participar do Conselho Gestor do Centro de Especialidades.Em nove de setembro a SAPO-UBA realizou novo plantão no calçadão, atividade avaliada como muito produtiva para arrecadação de fundos, divulgação e que possibilita o contato com pessoas dispostas a ajudar ou necessitadas do tipo de auxílio que podemos dar.Em outubro, no dia sete, houve novo evento no calçadão, com as mesmas características dos anteriores.No dia nove de novembro, aconteceu mais um evento no calçadão, dedicado à prevenção do câncer de pele, com a presença da Dra. Marina.ATENDIMENTOS
Todas as tardes, de segunda a sexta-feira, as voluntárias da SAPO-UBA se revezaram em plantão na sala cedida pela UNIR, nos meses de agosto a dezembro de 2005, atendendo as pessoas que nos procuraram espontaneamente ou foram encaminhadas pela Secretaria de Promoção Social. Pelo menos 30 encontros com pacientes ou seus familiares aconteceram.
Foram realizadas 9 visitas aos domicílios de pacientes. Três pacientes foram orientados em relação ao INSS e aos direitos do paciente de câncer.Um total de treze pessoas foram atendidas em 2005, sendo doados:3 frascos de protetor solar2 cestas básicas4 conjuntos de alimentos especiais3 próteses mamárias2 pagamentos de exame1 transporte de paciente para Caraguatatuba1 rede de proteção para traqueostomia
FONTE :
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