quinta-feira, 22 de setembro de 2011

UBATUBA 1950......Dr. Antonio Abdalla, um médico a disposição de todos os ubatubenses...


Casal Abdalla - Dr. Antônio e Dona Namur. Batismo de Helmut Bischof Júnior. Ubatuba, janeiro de 1953. - Imagem: © Arquivo Nenê Velloso
Casal Abdalla - Dr. Antônio e Dona Namur. Batismo de Helmut Bischof Júnior. Ubatuba, janeiro de 1953.


Seu Trajano, para a população carente, dava um atendimento especial, principalmente aos que moravam na roça e vinham para a cidade à procura de tratamento no Posto de Saúde para aquelas pernas feridentas, provocadas pelas picadas de borrachudos e outros insetos, algumas já crônicas até cheirando mal. Com uma paciência de Jó fazia uma profunda limpeza naquelas feridas e se tivesse a necessidade de internação na Santa Casa e não houvesse vaga, porque a Santa Casa só dispunha de 10 leitos, levava o doente para sua casa que ficava a poucos metros, na rua Jordão Homem da Costa, 329. Geralmente em três dias as feridas já apresentavam melhora, então dispensava o doente e recomendava didaticamente o tratamento para ser feito em casa. O Posto de Saúde funcionava nas dependências da Santa Casa, precisamente do lado esquerdo de quem da frente olha. Sua residência foi transformada em um Q.G. dos caiçaras que moravam nas praias, sertões e também nos arredores da cidade.




Todos aqueles que necessitavam de permanecer na cidade por alguns dias para tratamento de saúde, caso os dez leitos da Santa Casa estivessem ocupados, tinham vagas garantidas na sua casa. Os pacientes, antes de marcar a consulta com o médico, faziam uma prévia com Seu Trajano, relatando tudo o que sentiam e depois marcavam a consulta, ele passava o relato para o médico juntamente com o paciente. Quando o doente não podia ir até o Posto de Saúde, ele ia até a sua casa e, aproveitando a visita, orientava os donos de animais domésticos de modo didático quanto à prevenção e transmissão das doenças dos animais. Era assim a orientação da Secretaria da Saúde naquela época.


O médico Dr. Antonio Abdalla era natural da cidade Potirendaba - SP, foi transferido para Ubatuba, em março de 1950 para assumir a chefia do P.A.M.S. (Posto de Assistência Médica Sanitária). Chegando aqui, em carro próprio (Baratinha Ford 29 conversível), com a mulher Dona Namur e o filho Antonio, com 2 anos de idade, fixou residência na casa do prefeito Dr. José Alberto dos Santos, sita a rua Conceição (Antiga Rua da Estação). Mais tarde mudou-se para av. Professor Thomaz Galhardo nº 188 (Antiga Rua José Adorno), permanecendo até 1955 quando firmou o último Atestado de Óbito, datado em 11-07-1955, o que não quer dizer que ele foi embora ao dia seguinte, permaneceu até o fim do ano. A prova disso, que durante estes 5 anos que esteve no comando do Posto de Saúde de Ubatuba foi padrinho de batismo de 150 crianças ou mais, portanto foram 150 compadres e comadres. O advogado Dr. Helmut Bischof Júnior está aqui por testemunho, porque o Dr. Abdalla foi o seu padrinho de batismo e para ilustrar e fechar este relato verdade com chave de ouro, gentilmente, cedeu-me esta foto do álbum de família. A foto, datada de janeiro de 1953, mostra o pequeno Helmut, recém batizado, nos braços dos padrinhos, o casal Abdalla - Antônio e Namur. Mas a popularidade do médico incomodava os políticos opositores, principalmente o farmacêutico Seu Filhinho que citou o médico como inimigo, no seu livro - A Farmácia do Filhinho, pg. 106, ele disse Alencar Abdalla - o correto é Antônio.
Após a morte súbita do Seu Trajano, que era o seu amigo particular e o homem de confiança no Posto de Saúde, ficou muito abalado, porque não pode salvá-lo e retirando o estetoscópio disse:
- Perdi o meu filho mais velho.
Este foi o médico mais querido de Ubatuba, dotado de um carisma invejável. Nesta época, tinha mais três médicos na cidade, eram do Posto de Puericultura e do P.A.M.S. respectivamente: Dr. Osvaldo Montessanti, Drª Josette Noronha Mellis e Dr. João Francisco dos Santos.
[Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado IV - Anjos da saúde.]

Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.


FONTE :  www.ubaweb.com

Nenhum comentário: