terça-feira, 19 de abril de 2011

UBATUBA 2000..........Ubatuba no EMA




A Expedição Mata Atlântica 2000, o maior raly humano do Brasil, teve início na praia de Tarituba, município de Paraty, RJ, às 07h do dia 23 de outubro e, das 33 equipes inscritas, 32 iniciaram o primeiro percurso de canoagem com 34km. Depois, prosseguiram para uma grande etapa de trekking, costeira, natação e técnicas verticais, que começou na Baía de Paraty-Mirim, passando pelo Saco do Mamanguá e por diversas praias da Área de Proteção Ambiental (APA) do Cairuçu, realizando um rappel de 90m na Ponta do Sono, que terminou no mar, sendo necessário nadar e fazer outra costeira até chegar ao próximo Posto de Controle, localizado no Condomínio Laranjeiras. Durante esta etapa, a liderança alternou-se diversas vezes entre as equipes. 


A próxima etapa foi de mountain biking, que impôs grandes dificuldades devido ao relevo irregular e à orientação, obrigando as equipes a carregarem-nas por horas. A primeira equipe a terminá-la foi a Epinephrine (13), seguida pela equipe Brasil 500 Anos (23), com menos de uma hora de diferença. A etapa terminou na comunidade de Puruba, de onde as equipes seguiram de canoa por 3km e iniciaram um grande trekking, que saía da cota zero e seguiu até a cota 1.300m, subindo a muralha da Serra do Mar, divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, passando peloParque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Cunha e foi finalizada no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia. Muitas equipes se perderam neste trecho e acabaram desistindo ao chegar nesta Área de Transição (trekking/rafting), devido ao cansaço físico e mental.
Após, iniciaram o rafting, que as 20 equipes fizeram de dia e de noite.
As equipes que permaneceram na Categoria Expedição, após o rafting, iniciaram um novo trecho de mountain biking entre os municípios de São Luis de Paraitinga, Natividade da Serra e Lagoinha, levando os equipamentos de técnicas verticais para realizarem uma ascensão com aparelhos nas cordas fixas da organização.
Da mountain biking, remaram por mais 44km em suas canoas, desde a represa até o Rio Paraibuna. Somente 04 equipes da Categoria Expedição terminaram a etapa de canoagem a tempo de evitarem o 3º corte para a próxima etapa: uma pequena mountain biking, seguida de trekking e técnicas verticais (tirolesa), realizada no Pico do Corcovado, em Ubatuba.
As equipes da Categoria Aventura que não realizaram a etapa de canoa da Área de Transição 6, seguiram de mountain biking para a Área de Transição 8, dentro do município de Natividade da Serra, em direção ao Pico do Corcovado, localizado a 1.150m de altitude, onde realizaram a tirolesa de 180m de extensão. As equipes desceram a Serra do Mar até encontrarem suas mountain bikes no bairro do Corcovado, em Ubatuba.
A última etapa realizada foi um trecho de 3km de canoagem pelo Rio Itamambuca, até chegar à Barra, onde o rio encontra o mar.
Brasil em dobro
A equipe campeã da prova foi a Epinephrine dos EUA, que, desde o começo, teve uma estratégia perfeita e logo de cara ganhou vantagem sobre as outras equipes, cortando 4km de canoagem pegando um atalho por uma trilha e saindo à frente. Mas quem merece destaque mesmo é a equipe Lontra Radical, que manteve-se bem durante todo o calendário de corridas de aventura e foi integrada por Vítor Lopes (capitão) e Luís Antônio Barbosa (Navegador).
O Brasil ainda dobrou sua presença no pódio graças à 3ª colocação conquistada pela equipe Adventure Gear, formada por Luiz Makoto, Ana Helena Chagas e Luiz Cláudio Costa.
EMA ajuda comunidades por onde passa
Além da prova, a EMA realizou, paralelamente, projetos sócio-ambientais pois as equipes de apoio limparam, cada uma, 500 metros de estrada, em ambos os lados da rodovia SP-25, recolhendo todo o lixo provocado pelo ser humano, mais de 300 kg. Também doaram 25kg de material escolar e 5kg de medicamentos, que foram distribuídos para as comunidades locais, entre elas, a Unidade de Saúde e Escolar do Puruba e a da Itamambuca.
O auxílio aos municípios envolvidos neste ano gerou a doação de um barco a motor, rádios para comunicação dentro dos Parques, além de materiais escolares, cobertores, botas, equipamentos de primeiros socorros e outros.
Para saber mais sobre a Expedição Mata Atlântica, acesse os sites: Expedição Mata Atlântica -www.ema.com.br ;
WebVenture - www.webventure.com.br ; e Terra 360graus - www.360graus.terra.com.br , além de www.corridasdeaventura.com.br


FONTE :  Jornal A Semana Ubatuba
Publicação Semanal - Edição 104 - Ubatuba, 03 a 10 novembro  de 2000


Nenhum comentário: