Confira agora dentro do ESPECIAL ECHO UBATUBENSE, um resumo do que foi publicado na Edição 37, datada de 20 de junho de 1897, do Jornal Echo Ubatubense, o primeiro jornal editado, publicado e distribuído em Ubatuba, o qual teve 1 ano de existência, entre 1896 a 1897.
ECHO UBATUBENSE
Orgam hebdomadario
Propriedade do Atheneu Ubatubense
Anno I............................Ubatuba, 20 de junho.........Número 37
ORGAM HEBDOMADARIO
Propriedade do Atheneu Ubatubense
_______________________________________________________________
Estado de São Paulo
ECHO UBATUBENSE
Festejos pelo tricentenário de Anchieta
20 de junho de 1897
Com um tempo magnífico correram alegremente todas as partes dos festejos.
No dia 9 ao amanhecer a banda do Atheneu,depois do toque de clarim á alvorada, fez ouvir o hymno nacional , ao passo que epocavam os foguetes em diversos pontos da cidade e ao lado do Cruzeiro estalavam as salvas e subiam ao ar girândolas.
Ao ruído festivo da musica e dos foguetes unio-se ao repicar dos sinos da matriz.
Partindo a banda do logar do Cruzeiro, em frente a bahia de Ubatuba, percorreu diversas ruas que amanheceram enfeitadas, e que á noite ornamentaram – se com luminárias de bonito effeito.
Nota-se principalmente, o Cruzeiro illuminado na haste principal principal e nos braços por pequenas lanternas de cores de um lindo effeito. Tendo como fundo do quadro o azul escuro do céo estrellado e límpido e a superfície anilada do mar.
A´s 10 horas horas recorgitando o paço Municipal de pessoas gradas, innumeras famílias e dos alunnos e das alumnas das escholas publicas e particulares da cidade, o Prezidente da Câmara Dr. Esteves, abrio a sessão magna depois, da Banda do Atheneu tocar uma symphonia.
O Prezidente em breves palavras abriu a sessão. Falou da criação da caixa Benificente Municipal, a criação com objetivo de distribuir socorros á pobreza do Município.
Foi nomeada a Comissão Administrativa especial para a caixa, constituída do Prezidente e Vice Prezidente da Câmara, do Vereador Tenente manoel Balthazr da Cunha Fortes e dos cidadãos alheios á Câmara , os Srs tenentes Coronéis Francisco Gonçalves Pereira e Manoel Oliveira Albuquerque.
Depois do Prezidente convidar aos cidadãos presentes para fallarem , pronunciou um discurso o Sr. Tenente Coronel Manoel Pereira de Assumpção.
Após seguiu-se o hymno Pro Pátria cantada pelos alumnos do Grupo Escolar.
O Sr. Presidente pronunciou um discurso em homenagem ao tricentenário de Anchieta.
Depois encerrou a sessão com repetidos vivas, calorosamente correspondidos por todos.
Emquanto organisava-se o prestito cívico, novamente os alumnos do Grupo uma bellisma canção infantil.
Feitas diversas evoluções militares pelos mesmos alumnos encorporaram-se ao préstito que era precedito por 6 meninas das diversas escolas e que conduziam suspensas por fitas verdes amarellas uma grande e bonita coroa de flores naturaes, e dous a dous formado o préstito , seguia-so o pessoal das escholas de ambos sexos com a banda de musica do Atheneu, empunhando na frente o estantarte do Atheneu um dos seus alumnos.
Na retaguarda vinha um grande numero de senhoras que fechavam o préstito a Câmara Municipal, as auctoridades locaes, e o povo em grande massa.
Foi um bellissimo aspecto em dia de sol e com céo azul, em frente ao tranquillo Oceano essa procissão que, depois do terreno corrido algumas pessoas dirigiu-se ao Cruzeiro. Houve o espocar de foguetes, e amuzica tocou o hymno nacional no meio de vivas dados pelo Prezidente á memória de Anchieta, ao povo ubatubense, ao Estado de S. Paulo e á Republica Brazileira. Ha cinco horas da tarde, houve a cantoria , na Matriz houve a presença da Irmandade do S. S. Sacramento e com grande inffluencia de povo.
As 8 horas da noite começou o espetáculo dramático por uma apotheose bem concebida pelo Snr Cortez, que graciosamente encarregou-se desse trabalho, e no qual via-se o Cruzeiro no momento em que innumeros indígenas procuravam erguel-o , tendo diante de si Anchieta de mãos levantadas procurando animar a todos e no fundo no meio de uma vista do mar, lobrigavam-se anjinhos contemplando do céo este scenario, tudo deslumbrante pelos fogos de bengala:
No dia 10 continuando um tempo esplendido , as 10 horas do dia foram s e reunindo as família e o povo no largo da Matriz , vendo-se as janellas cheias de senhoras , no largo um bonito coreto, e ao lado da Matriz, em frente do Atheneu outro menor, ambos tornados, sendo o segundo destinado para a banda do Atheneu, com a forma de um bonito chalet...
VÁRIAS..
Creanças protegidas
Na reunião de inauguração dos trabalhos da caixa protectora da Infância Pobre já foram designadas duas creanças, uma de cada sexo, as quaes vai ser fornecida a roupa necessaria para poderem freqüentar a eschola.
ATHENEU UBATUBENSE
Aula da Typographia. Entrarão mais para alumnos aprendizes os meninos : Gastão Xavier, Luiz dos Passos Junior e Antonio Duarte.
Theatro Ubatubense – O Grupo de Amadores que trabalhou n´esse theatro remetteo um auxilio pecuniário de 50$ para fardar os alumnos do Grupo Escholar.
Festeiros.....Sahiram no sorteio os festeiros : Do Divino Espírito Santo para 1998. O Sr. Tenete Coronel Francisco Gonçalves Pereira , e para a Festa de São Sebastião os Snrs Benedicto Xavier Teixeira e João Evangelista da Gama.
Compromisso com a Irmandade
Na reunião do dia 13 do corrente foram nomeados pelo Juiz da Irmandade de Nossa senhora do Rozario para organizarem o novo compromisso os Srs.: Genezio Rodrigues, Luiz Domiciano da Conceição e José Joaquim da graça.
Proclamas ...
Foram lidos na Matriz os seguintes programas : Camillo de Lellis Vieira Leite com Alexandrina Achilles Vieira; João José Caetano com Maria Francisca Garcez; Pedro Lippi com Maria marciana de Araújo .
Irmandade do S. S Sacramento – No domingo da trindada, como manda o compromisso, reunidos os irmãos no consistório da Irmandade fez- se a eleição da nova Meza Administrativa para o exercício de 1897 a 1898.
Compõe os seguintes Srs. Provedor : Dr. João Diogo Esteves da Silva; Secretario : Luiz Domiciano da Conceição; Thezoureiro – João Evangelista da Gama, Procurador : Carlos Marcello Duarte.
Zeladores : capitão Francisco Bernardo de Amorim, Tenente Coronel Francisco Gonçalves Pereira, Luiz Mariano Bueno, Genésio Bráulio Rodrigues , José Pedro Tenório.
Corpus Christi – N `esse dia a Irmandade do S. S. Sacramento mandou cantar uma missa solemne, após a issa sahio a procissão. Compareceram irmãos da Irmandade do Senhor dos Passos da casa da Charidade revestidos com as competentes opas e egualmente a Irmadade do Rozario, restuarada recentemente.
GRUPO ESCHOLAR
Dr. Esteves da Silva
Havendo na diversas aulas d`este Grupo Escholar algumas vagas convidam-se os pais de família mandarem seus filhos desde já, para o curso dos estudos poder ter o completo desenvolvimento ainda n ´este anno lectivo.
O Director Normalista
Genésio Bráulio Rodrigues
Capella da Santa Cruz do Matto Dentro
O Snr. Antonio de Souza do Amaral Vianna offereceu, em officio ao Sr. Dr. Esteves da Silva a quantia de 80$000 para as obras d ´esta Capella, compromettendo-se a entregal-a desde que começaram as obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário