quarta-feira, 20 de abril de 2011

Construindo o passado - Anjos da saúde - 2

Anjos da saúde - 2
 
 
InícioA primeira farmácia homeopática foi instalada na rua Dr. Esteves da Silva (antiga Rua da Botica), era de propriedade do ubatubano da gema e do Centro, o farmacêutico: Prof. Cel. Luiz Domiciano da Conceição. Titio Luiz da Botica, como era chamado pelos seus familiares, tinha laços de família com a professora Dionísia Bueno Velloso (família Costa Ferreira). O farmacêutico fez parte da fundação do Ateneu Ubatubense e ocupava o cargo de procurador; era, também, secretário da Intendência Municipal e um competente professor. No Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, onde já lecionava desde a fundação da escola, em 18/07/1896, “Ocupava a cadeira de Leitura, Recitação e Gramática Portuguesa”. Lembrando sempre, que o primeiro diretor foi o professor Luiz Mariano Bueno, livro Achegas à História do Litoral Norte Paulista, volume I – de autoria do Dr. Félix Guisard Filho, página 152 e do próprio livro de atas do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva. Diga-se de passagem, que as páginas da Ata foram arrancadas do livro do Grupo Escolar. Portanto, a escola não tem mais os originais.
Do livro de ponto do pessoal do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva. - Imagem: © Arquivo Nenê Velloso

Do livro de ponto do pessoal do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva.


Consta no livro de ponto do pessoal do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, no espaço reservado para Observações: - “Em 19 março de 1907, o Prof. Cel. Domiciano da Conceição, nesta data assumiu a diretoria d’este Grupo, por ter-me designado para substituí-lo o ex-diretor, cidadão, Luiz Mariano Bueno”. Por ser um professor competente, respeitado, dedicado e amigo de todos, então, designou-o para substituí-lo. Este foi o procedimento que conduziu o professor Cel. Domiciano da Conceição a diretor do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva.





Na comemoração do 3º centenário da elevação da ALDEIA de IPEROIG à categoria de Vila e, tendo o seu nome mudado para, VILA NOVA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ DO SALVADOR DE UBATUBA. Foi neste dia, 28 de outubro de 1937, que em sua homenagem, foi dado o nome de uma rua central da cidade. A antiga “Rua Esperança” passou a chamar-se, Rua Coronel Domiciano.

Arquivo Nenê Velloso


Coube ao promotor, Dr. Antônio Paulino de Almeida, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, descerrar a placa comemorativa da rua Coronel Domiciano. Vale lembrar, também, que este promotor foi o mesmo que efetuou a prisão do Capitão Deolindo de Oliveira Santos, em 03 de outubro de 1916 e que para perpetuar sua memória, a pedido do Seu Filhinho ao amigo médico taubateano Dr. José Luiz Cembranelli, que na época era deputado estadual, fez a indicação e foi aprovado pela assembléia paulista dando o seu nome ao colégio estadual de Ubatuba. E.E.P.G. Cap. Deolindo de Oliveira Santos.
Em Ubatuba é assim... e continua, porque cada político quer contar a história a partir do dia em que ele é eleito; outros, do dia em que nasceram; os migrantes, a partir do dia em que chegaram à cidade; todos ignorando o passado, aí, não têm o presente e muito menos o futuro.
[Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado IV - Anjos da saúde.]

Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.

Nenhum comentário: