sexta-feira, 4 de março de 2011

ESPECIAL ECHO UBATUBENSE - 15 º parte

Confira agora dentro do ESPECIAL ECHO UBATUBENSE, um resumo do que foi publicado na Edição 28, datada de 4 de abril de 1897, do Jornal Echo Ubatubense, o primeiro jornal editado, publicado e distribuído em Ubatuba, o qual teve 1 ano de existência, entre 1896 a 1897.



ECHO UBATUBENSE

Orgam hebdomadario

Propriedade do Atheneu Ubatubense

 
Anno I............................Ubatuba, 18 de abril de 1897 ...........Número 28

ORGAM HEBDOMADARIO

Propriedade do Atheneu Ubatubense

_______________________________________________________________

Estado de São Paulo




Expediente


Os Snra. Assignates do 1º Semestre, findo a 31 de março, que quizerem reformar suas assignaturas queiram enviar em carta registrada á esta Redacção a importância para não ser interrompida a remessa regular, ou a dirigir aos nossos dignos agentes e amigos os Snrs. Frederico Augusto da Silveira, Rua Uruguayana n º 101. Rio; em S. Paulo, Barnabé Antonio de Castro Guimarães, Largo do Hospício nº 40 ; em Santos; rua do Rozario nº 267; em Taubaté, Antonio Bittencourt, em S. Luiz do Parahytinga, Horacio Aveiro.

Cessará a remessa da folha aos que não a reformaram.

...................................................................................



MISSA NA CAPELLA DO SENHOR DOS PASSOS DA MIZERICORDIA DE UBATUBA

No dia 12, na bonita Capella do dito hospital celebrou o Capellão Padre Valladares a 1 ª missa , ás 8 horas da manhã.

Antes da missa confessou diversas pessoas que de fora foram pedir –lhe essa concessão a um doente e no acto de levantar a Deus deu communhão a todas as pessoas confessadas.

Estavas presentes, o Snr. Dr. Esteves , o Snr. Vice Cônsul de Portugal Paula Vianna, Thezoureiro da Irmandade e todos os doentes que felizmente puderam comparecer.

Continua, em todas as 2 ª feiras , a rezar uma missa, o Exmo. Vigário, n ´essa Capella.

É franca ao publico.



PROCLAMAS – Foram lidos na Matriz : os de Feliciano José Maria Junior viúvo de idade 43 annos e Balbina, de idade de 18 annos; de Arsênio Manoel dos Santos, 24 annos , solteiro, Maria Joaquina das Dores, 36 annos; de Arthur Luiz Vieira, 24 annos, solteiro com Gertrudes Amélia das Dores, 20 annos, de José Manoel Alves, 20 annos , solteiro e Magdalena Engracia do Espírito Santos, 19 annos; de Manoel Catharina de Souza , 22 anos , solteiro e Benedita Maria de Jesus , 25 annos, solteira ; de José Nunnes Veloso, 21 anos, solteiro e Maria Antonia de Paula.



ADJUNCTO DO GRUPO ESCHOLAR DR. ESTEVES DA SILVA – Realizaram - as provas de exames para esse logar do Magistério Publico nos dias 10, 12, 13 e 14 no edifício do próprio Grupo.

Houve provas escriptas nos 3 primeiros dias e oral no último.

Foram examinadores o Snr. Genezio Rodrigues , Director do Grupo, e o Sr. Professor Publico, Francisco Lourenço dos Santos.

Apresentou-se um único candidato, o Snr. Luiz Domiciano da Conceição.



PARTIDA – o Exmo. º Snr. Tenente Coronel Francisco Conçalves Pereira , distincto ubatubense , cheio de serviços a esta terra, aqual tem dado provas de amor e dedicação collaborador desta d´esta folha e q ainda há pouco na administração revelou o tino e a sensatez q ´há sempre manifestado em sua longa e honrada vida, partio por terra a vizitar seus filhos no Rio de janeiro e S. paulo.

Desejamo-lhes bóia viagem e volta breve.



MINISTERIO DA MARINHA – Tendo havido requisição d´esse Ministério para remetterem –se crianças crianças ou adolescentes para aprendizes marinheiros e Corpos de menores de Arsenaes o Snr. Presidente da Câmara de accordo com o Inspetor Litterario e o Delegado de Policia vai indicar os indivíduos incorrigíveis nas escholas os que não tem emprego e os mal conduzidos que freqüentam vendas , cazas cass de jogo e outros logares suspeitos



PARTO TRIPLO E MORTE – Uma infeliz mulher, no norte do município, no Almada, deu a luz n´esta semana , 3 crianças e faleceu logo depois por esgotto nervoso.

Acham-se vivos os orphaos recém-nascidos.



VAPOR GARCIA – Sáhio do Rio de Janeiro do Rio de janeiro para Ubatuba no dia 14 do corrente.



CASA DA CHARIDADE - No dia 9 do corrente falleceu de syncope cardíaca a Snr. ª Emilia Leite, ambos enfermeiros do Hospital.

No dia 11 depois de expirar 24 horas e iniciando-se os signaes de decomposição cadavérica foi sepultada, e tendo n ´esse dia começando o exercício de seus deveres como capellão da Irmandade do Senhor dos Passos, que administra a Casa de Charidade, o Rmº Vigário Padre Valladares encomendou o cadáver na capella do Hospital, acompanhando – o no cemitério e ahi novamente fazendo nova encomemmendação.

Diversas pessoas aconpanharam o enterro entre ellas dous acatholicos e o Sr. Dr. Esteves Director do Hospital.

Nossos pezames afamilia da fallecida.



IGREJA CATHOLICA – Competindo aos Catholicos concorrerem, na medida do seus recursos paraa compra dos objectos do culto, limpeza e illuminação do templo, em todas as missas, o Sachristão Mor , pedira a porta a esmolla que cada um puder dar.



.IRMANDADE DO SENHOR DOS PASSOS – DA CASA DA CHARIDADE



Foi nomeado Capellão o Rmº Vigário que, acceitando, desistio dos honorários que d ´hai pudesse provir-lhe.

De hoje em diante os fallecidos ahi terão encommendação, e haverá mensalmente uma missa na capella do dito Hospital.



DIARIA DO PREZOS – E´ realmente incrível a tabella que marcarão para as comedorias dos prezos, pobres d´este município.

Marcaram para Ubatuba 800 rs por dia para alimentação a um prezo quando aqui a carne secca esta para mais de 1 $ 200 o kilo, o assucar e o feijão seguem eguai progresso.

Ninguém quer acceitar tal preço , hoje é impossível para dar 3 refeições!??

Valha-nos O Senhor Ministro da justiça, senão os pobres prezos terão de viver pela charidade publica ou morrer de fome, em Ubatuba , cidade do estado de S. Paulo.



EDITAES






CAMARA MUNICIPAL DE UBATUBA



Havendo sido rezolvido na ultima sessão, receber-se propostas para o concerto da ponte da Barra da Lagoa, convida-se aos interessados a aprezentarem –nas até o dia da próxima sessão; a 19 do corrente, emm carta fechada.

A bas e para proposta sam as seguintes:

1 º Quaes as obras que vam fazer.

2 º O menor prazo.

3 º A quantia pela qual a executam.

Chamando-se a attenção para as seguintes condições:

1 º Não exceder a auctorisação máxima – 300$000.

2 ºReceber, acceitas as obras pela Câmara , só duas terças partes e e 30 dias depois o resto.

3 º E toda a proposta deve vir acompanhada da quantia de 30$000, que ficará em deposito para a garantia de multas que serão applicadas nos seguintes casos:

Abertas as propostas e feita a escolha, em sessão, perderá a dita quantia aquelle concorrente que dentro de 8 dias não começar os concertos, egualmente por abandono do trabalho por mais de 8 dias, depois de começados.]Com o último pagamento receberá os 30$00.

Sala da câmara Municipal, 5 de abnril de 1897.



O secretario



Miguel Pires Nobre

.....................................................................

O Dr. Bento Ribeiro da Luz

Juiz de Direito desta Comarca de Ubatuba, etc.

Faz saber a todos que este virem e delle noticia tiverem que se acha funccionando a commissão abaixo assignada, incubida do engajamento fde praças para a guarda cívica desta comarca, na conformidade do disposto na Lei n º 491 do 29 de Dezembro de 1896 e Reg. N º 438 de 20 de março do coirrente anno: convvida a todos que quizerem assentar praça a dirigirem seus requerimentos á referida commissão devendo provar os seguintes requesitos:

1 º Que são cidadãos brazileiros;

2 º Que são maiores de 21 annos de idade e menores de 45 ;

3 º Que se acham vaccinados;

4 º Q´tem robustez physica verificada por atestado medico;

5 º Q´não tem qualquer defeito physyco;

6 º Q´tem moralidade comprovada por attestado das auctoridades da comarca.

Faz mais saber que o engajamento se fará por (2) annos, devendo os alistados servirem dentro da zona a que pertencem e que as praças ganham diariamente a quantia de três mil e trezentos reis ( 3$300). E para constar mandou lavrar este que será publicado pela imprensa o no local de costume.

Ubatuba, 24 de março de 1897.



O Prezidente da Commissão

Bento Ribeiro da Luz

Antonio Lourenço dos Santos

Sebastião Victorino da Cruz



......................................................................................................................



Aguardem no dia 10 de março , a publicação do resumo do exemplar numero 29 , do Jornal echo ubatubense, publicado no dia 25 de abril de 1897.

Nenhum comentário: