A CULTURA CAIÇARA....
Uma das grandes marcas características da cultura caiçara é o cultivo da mandioca, do arroz, do feijão e, algumas vezes, do milho; é a atividade que, ao longo do tempo, foi exercida paralelamente às atividades da pesca. A agricultura tradicional caiçara , ainda que hoje decadente, guarda influência marcante da tradição indígena. Seus roçados se caracterizam pelo sistema de pousio pela rotatividade do cultivo da terra destinada as plantações e pelo regime de roça coivara ou roça de toco.
Nos terreiros ou quintais dos caiçaras, encontramos sempre um espaço reservado ao pomar, com laranjeiras, limoeiros, bananeiras, carambolas, mamoeiros, pitangas e muitas outras árvores frutíferas. Nesses quintais crescem, ainda, em canteiros , as ervas para os temperos a serem usados no preparo do peixe e da carne. Ai são plantados cheiro-verde, salsinha, cebolinha, coentro, alfavaca, hortelã-pimenta, bem como numerosa variedade de pimenta de cheiro, muito próprias da cultura caiçara.
Ervas e plantas medicinais são muitos freqüentes nesses terreiros, para curar doenças, realizar simpatias e retirar “ mau-olhado”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário