A Sessão Solene da Câmara Municipal, no lotado salão de eventos do Hotel São Charbel, na sexta-feira, 28, homenageou com o título de "Cidadão Ubatubense" personalidades que adotaram Ubatuba e que demonstram o amor pela cidade através dos relevantes serviços prestados à sociedade.
O presidente da Casa de Leis, Jairo dos Santos, PT, entregou o título ao geólogo Aziz Nacib Ab’Saber, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da Universidade São Paulo.
Natural de São Luiz de Paraitinga, o primeiro contato do professor Aziz com o mar se deu em Ubatuba. Hoje, ele tem uma propriedade na praia de Itamambuca, onde mais tarde pretende morar.
Ab’Saber iniciou sua carreira em 1941, quando ingressou no curso de Geografia e História da USP. É um dos geógrafos mais respeitados do país, reconhecido internacionalmente. É autor de estudos e teorias importantíssimas para o conhecimento dos aspectos naturais do Brasil. A "Teoria dos Redutos" - base para estudos geológicos, geográficos, biológicos e zoológicos em todo o mundo - é uma das principais teorias, desenvolvida a partir de uma viagem do geólogo pelo interior paulista, em 1957, na companhia do geógrafo Jean Tricard. O professor Aziz tem mais de 320 trabalhos publicados sobre vários temas, como Geomorfologia, Paleontologia, Acossistemas Continentais Sulamericanos, Reflorestamento/Florestamento e Estratégia de Proteção de Biodiversidade e Previsão de Impactos Ambientais. Aziz Ab’Saber conquistou, ao longo de sua vida profissional, diversos prêmios e honrarias.
O homenageado do vereador Osmar de Souza, PFL, foi Jurandir de Oliveira Veloso, o Pelé do Supermercado Paulista.
"Pelé" nasceu em Taubaté e aos dois anos mudou-se com os pais e os outros sete irmãos para Ubatuba, onde cresceu, estudou e casou-se há 25 anos, com Maria Cristina Veloso. O casal tem dois filhos, Rodrigo e Rafael e uma sobrinha, Ana Maria, que cria como filha. Jurandir é gerente geral do Supermercado Paulista, onde começou muito jovem, há mais de 30 anos, nos serviços gerais. Na vida social, Jurandir Veloso, o Pelé, foi por muitos anos, árbitro de futebol de campo de Ubatuba, participando de campeonatos regionais pelo Estado. Foi diretor da LUF - Liga Ubatubense de Futebol e um dos responsáveis pela conquista da medalha de ouro em modalidade coletiva nos jogos regionais de futebol de campo, em 2003. Além disso, ele foi o principal articulador do comércio da cidade para viabilizar um dos maiores eventos já realizados em Ubatuba: o Futebol dos Atores, em outubro de 2003. Vieram grandes nomes da televisão brasileira e foram arrecadados mais de seis toneladas em alimentos não perecíveis. Hoje, Jurandir ocupa o cargo de Conselheiro da Presidência da LUF, proporcionando ao povo caiçara uma boa opção de lazer.
O vereador Charles Medeiros, PSB, entregou o título ao paisagista e escritor Flávio Girão de Carvalho, o fundador da Fundart.
Flávio Girão é caiçara por opção. Nasceu em São Pedro, interior do Estado, mas desde a década de 1950 realiza benfeitorias em Ubatuba. Foi responsável pelo setor de Paisagismo da cidade, na época de Ciccillo Matarazzo Sobrinho. Mais tarde, preocupado com a preservação da história, da tradição, da memória e dos costumes regionais, criou e presidiu a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - Fundart.
Flávio Girão participou da 7ª Bienal de Arte de São Paulo, na época do governo Carvalho Pinto e é também reconhecido por ter sido um dos mentores da Reforma Agrária no Estado de São Paulo.
O vereador Claudinho Gulli, PMDB, fez do presidente da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Ubatuba, Luiz Celso Rocha, um "Cidadão Ubatubense", com a entrega do título.
Luiz Celso é de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, mas mora em Ubatuba desde os 17 anos. Só saiu da cidade para estudar em Campinas e fazer a Faculdade São Francisco de Direito, em Bragança Paulista. Depois de formado, em 1987, voltou para Ubatuba, onde mora até hoje. Exerceu o cargo de vice-presidente da OAB da cidade, em 1996 e em 98 foi eleito presidente da entidade, cargo que ainda ocupa, depois de duas reeleições. Luiz Celso foi presidente e atualmente exerce a função de tesoureiro do Comseg - Conselho Municipal de Segurança. Ele também é presidente do Conselho da Comunidade, desde 1997.
A empresária Maria Antonieta Junqueira Netto Cordeiro, diretora-presidente da Companhia Nacional de Grafite Ltda, de Minas Gerais, recebeu o título do vereador Marcos Francisco, PSC.
Maria Antonieta, estabelecida há 66 anos no Estado mineiro, recebeu este ano o prêmio empresarial "Medalha de Honra da Inconfidência", do governador Aécio Neves. Ela é proprietária do "Roteiro de Charme" Recanto das Toninhas, desde 1922, gerando muitos empregos diretos e indiretos no município, além de ter colaborado efetivamente com várias entidades.
O prefeito Eduardo César, o vice-prefeito Domingos dos Santos, o presidente da Câmara, Jairo dos Santos e autoridades das Polícias Civil e Militar compuseram a mesa da Sessão Solene. Além dos vereadores que fizeram a entrega dos títulos de "Cidadão Ubatubense", estavam presentes os vereadores Ricardo Cortes, PV, Edílson Félix, PSC, Romerson de Oliveira, Mico, PFL, e Luciana Machado, PDT.
FONTE : www.ubaweb.com
data : 07/11/2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário