O café , o ouro negro na história de Ubatuba
A produção e exportação do café demonstram as mudanças ocorridas no desenvolvimento dessa economia em Ubatuba.
Em 1829, a produção de café era de 23.200 arrobas, e sua exportação era de 47.794 arrobas; em 1836, a produção alcançou a cifra de 31.000 arrobas, enquanto a exportação disparou para 229.273 arrobas.
A população que, em 1813, era de 556 pessoas escravas num total de 2166 de pessoal livres, passa a crescer ano a ano, representando, no ano de 1836, 40% da população do município.
As terras , agora valorizadas e ocupadas; a especialização da monocultura do café; a ampliação da importação de produtos e bens d consumo; e no início de uma rápida urbanização são alguns elementos que evidenciam um impacto relevante da cultura do café em Ubatuba.
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO DE UBATUBA
Parte 2
Esse monopólio comercial do porto de Santos só foi alterado com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808, com a sua politica de abertura dos Portos Brasileiros. Mas foi o cultivo de café, a cafeicultura que vai de fato proporcionar a segunda maior arrancada econômica do município de Ubatuba. Já em 1822, época da Independencia, esse produto passa a ser produzido em escala comercial, proporcionando transformações profundas na vida econômica do município.
A atividade cafeeira constituiu-se na principal riqueza, permitindo que parte de seus habitantes, pela primeira, conhecesse a fartura e a riqueza. Constantamos nesse período não é apenas o aumento de produção, mas também o aumento significativo dos agricultores envolvidos nessa cultura. Com o crescimento econômico da vila , a vila passa a receber populações advindas de outros locais, estrangeiros ou não, livres ou escravos.
A expansão da economia cafeeira no municipio de Ubatuba durou cerca de 50 anos, cobrindo toda a primeira parte do sec. XIX. A partir dessa época, enquanto o Vale do Paraiba a cafeeicultura está em crescimento, em Ubatuba ao contrário,as terras cultivaveis do municipio terminaram no encontro com o sopés da Serra do Mar , dando maior espaço ao setor comercial portuário.
Ubatuba vai se impondo como porto exportador do café produzido no Vale da Paraiba. É importante dizer que foram os capitais vindos da produção local de café que permitiram esse setor. Essa passagem possibilitou musanças significativas na Vila Nova da Exaltação da Santa cruz do salvador de Ubatuba.
Fonte : Ubatuba - O lugar em que vivemos
História e Cultura caiçara - 1 º Volume.
Prefeitura de Ubatuba
Nenhum comentário:
Postar um comentário