terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESPECIAL UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA - 20 ª PARTE




1. OS PRIMÓRDIOS DE UBATUBA

O trabalho multidisciplinar da arqueologia permite determinar o posicionamento espacial e temporal dos indígenas em questão. O litoral de Rio de Janeiro tem sido a área mais explorada pela arqueologia no que se refere às tribos indígenas da época do “contato”1. A base documental sobre o povoamento no litoral de São Paulo, dá sustentação importante ao trabalho arqueológico sobre a cultura Tupinambá.

A presença indígena em Ubatuba foi comprovada pela arqueóloga Sandra N. Amenomori, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP no seu trabalho "Os Processos de Ocupação dos Grupos Pescadores-Coletores Pré-Históricos nas Ilhas do Litoral Norte de São Paulo". Em pesquisa de campo, realizada em 2002, encontrou fragmentos de cerâmica corrugada e ungulada por ela identificada como pertencente à tradição tupi-guarani, nas praias: Prainha, ou do Engenho, de Dentro, das Palmas e do Leste, o que demonstra a necessidade de estudos histórico-arqueológicos mais profundos sobre a presença humana no período pré-colonial2




Os primórdios de Ubatuba remontam-se a 2000 anos atrás, período de maior mobilização das migrações humanas de grupos de caçadores advindos da América do Norte. Estes teriam penetrado por algumas rotas no território brasileiro, atingindo sítios arqueológicos hoje reconhecidos como: “Toca da Esperança” no noroeste do Estado da Bahia, sitio “Alice Böer” no interior de São Paulo até o litoral no Estado de Rio de Janeiro, na bacia de Itaboraí. Pesquisas arqueológicas localizam as primeiras formas de vida das comunidades indígenas no período denominado Pleistoceno Médio (Beltrão et al., 1972, 1987 e 1988). Após alcançar o Holoceno, grupos de pescadores e coletores aparecem na costa onde deixaram vestígios nos chamados “sambaquis”.

A expansão européia após o “descobrimento”, entre o século XV e XVI, encontrou em terras brasileiras um predomínio na faixa atlântica da cultura Tupi, cuja identidade social era dada pela língua adotada pela maioria das populações nativas de então. Pesquisas lingüísticas datam de 5.000 anos de idade, palavras ou vocábulos desta raiz comum. A expansão Tupinambá em direção à costa chegou à região de Rio de Janeiro proveniente de Rondônia e Amapá. Segundo a professora Maria Beltrão, um dos motivos deste deslocamento está relacionado com as mudanças climáticas, isto é, a busca de um lugar propício para a sobrevivência seria o que impulsionou essas viagens e a posterior instalação estratégica das tribos em aldeias, acampamentos e peabirus 3 (Neme e Beltrão, 1993:134).

A aldeia central Tupinambá situada na orla marítima e nos morros permitia, a essas comunidades ,uma visão privilegiada em relação ao horizonte, dado importante para entrever a preocupação defensiva desses grupos para com seu habitat, no qual exerciam diferentes funções como a caça, a pesca, o plantio, a coleta, as guerras e as viagens.

Cronistas descrevem aldeias Tupinambá em forma circular, protegidas por cercas. As casas eram retangulares e de proporções consideráveis em torno de um pátio central quadrangular, nesse lugar os Tupinambá vivam religiosamente congregados. Cabe aqui salientar que para esta tribo não havia distinção entre o social e o religioso como costumam apontar certos antropólogos na apreensão que fazem do espaço cultural hoje em dia. Para os Tupinambá toda atividade era mítica e sagrada.Talvez a tendência de classificar se deva à banalização que hoje se faz deste tipo de apreensão do mundo tão distante da vida mais contemporânea o que não resta méritos à cosmo-visão Tupinambá inserida no contexto da criação em estado mais puro.

Maria Beltrão – arqueóloga – pesquisa e descreve as formas de habitar do grupo Tupinambá, deixando de manifesto os eixos da adaptação, da instabilidade e da previsão que estes faziam quando se apropriavam do território no curso das águas. O uso do espaço estava diretamente ligado com a atividade econômica de natureza silvícola como mencionamos anteriormente: caça, pesca e coleta. Para a coleta de moluscos, por exemplo, os Tupinambá se fixavam temporariamente em acampamentos montados próximos ao mar e junto aos rios em pequenas elevações circundadas pelo mangue.

Os arqueólogos têm ainda grandes dificuldades de encontrar vestígios da cultura Tupinambá, pois a matéria prima de suas manufaturas expressivas em termos da ciência, é de pouca durabilidade; apenas artefatos líticos como machados de pedras, ossos, conchíferos e cerâmicos dão conta desses cultuadores da serra e do mar.

A organização social Tupinambá, segundo o entendimento de Florestan Fernandes no seu livro Organização social dos Tupinambás (1963), baseava-se nos recursos naturais, seu aproveitamento social e da ordenação das relações humanas resultantes. O sistema de parentesco constituía, segundo este autor, a estrutura social básica do sistema Tupinambá, subordinado segundo a nossa hipótese ao sistema religioso tribal. Pensamos que este último fator determinava per se o comportamento coletivo que se expressava principalmente no cerimonial ritualístico.

O projeto arqueológico de Dorath Pinto Uchoa, publicado na Revista Igarati, nº 1 de 1993, fala especificamente do processo histórico do município de Ubatuba, a partir da evidência de vestígios integrados às estruturas topográficas, de documentação histórica e geo-ambiental do povoamento e da organização espacial da região. O processo de aculturação que se desenvolveu na época do chamado “contato” entre a cultura indígena – Tupinambá – Tamoia – e a cultura européia faz parte de um patrimônio arqueológico pouco conhecido.

Por volta do ano 75 da era cristã – afirma a arqueóloga – Ubatuba já era povoada por grupos constituídos por varias famílias cujo ofício principal consistia na pesca e na coleta de moluscos para a complementação da dieta alimentar com a caça de pequeno e médio porte, tudo isto incrementado com o apanhado de frutas, sementes e raízes, o que justifica a forma peculiar com que alguns historiadores denominam aos Tupinambá de “silvícolas”.

1 O termo contato é usado na apropriação que a arqueologia faz a respeito do encontro entre ambas civilizações: a indígena e a européia na época do “descobrimento” e da “conquista”. Estas últimas palavras são postas entre aspas propositalmente para evidenciar a imprecisão dos conceitos, uma vez que estes momentos são datados e que apesar de serem oficiais, fogem da realidade constatada a posteriori.
2 Estes estudos constam no relatório de pesquisa de Dalmo Dippold Vilar e Filomena Pugliese Fonseca: Levantamento histórico e arqueológico – diagnóstico, Julho de 2004.

3 Os peabirus são caminhos indígenas conhecidos, literalmente, o termo significa caminho a se percorrer.



CONTINUA..............CONFIRA   A  21 ª PARTE DO ESPECIAL  " UBATUBA, ESPAÇO , MEMORIA E CULTURA " Livro editado em 2005, dos autores  Jorge Otavio Fonseca e Juan Drouguet

pagina 128...........Sequencia Capitulo PRIMÓRDIOS - LIVRO " UABTUBA, ESPAÇO, EMORIA E CULTURA "...

A ser publicada no próximo dia 22 de fevereiro 2011

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