Confira agora dentro do ESPECIAL ECHO UBATUBENSE, um resumo do que foi publicado na Edição 26, datada de 4 de abril de 1897, do Jornal Echo Ubatubense, o primeiro jornal editado, publicado e distribuído em Ubatuba, o qual teve 1 ano de existência, entre 1896 a 1897.
ECHO UBATUBENSE
Orgam hebdomadario
Propriedade do Atheneu Ubatubense
Anno I............................Ubatuba, 04 de abril de 1897 ...........Número 26
_________________________________________________________________
Echo ubatubense
O Littoral de S. Paulo
Porque não se há de colonisar o littoral ?
Porque os dignos legisladores não apresentam um projecto , obrigando o poder Executivo do Estado a dirigir e collocar algumas algumas famílias de tantos imigrantes que aqui aportam, no Estado, e que venham cultivar estes nosso terrenos , uberrimos também para certos gêneros agrícolas, gêneros de primeira necessidade e que constituem os alimentos habituaes de quase toda a população, máxime dos proletariados do Brazil.
Onde produz melhor mandioca de que no littoral, farta e fácil cultura?!.
Onde a canna apresenta melhor aspecto em tamanho, grossura e desenvolvimento rápidos com propriedades sacharinas mais ricas ?).
Em alguma parte do Brazil, é melhor e superior do que o nosso littoral.
Ahi o arroz, o feijão, o milho não sam productos agrícolas abundantissimos e de facílimo cultivo?!
O proprio café não torna a produzir-se de modo a remunerar o trabalho e o capital empregados , n ´umas terras desconhecidas hoje, mas abençoadas sempre?!
Porque não se colonisar o littoral, potanto ?!.
Então só a terra do Oeste é a única a recompensar largamente os esforços dos trabalhadores ?
E só o café é a unica espécie que deve rezumir e representar as produções agrícolas de São Paulo ?
Só n´elle devemos fundamentar a fortuna publica e particular.
.......
VARIAS....
Semana Sancta – Por intervenção do Provedor da Irmandade do SS. Sacramento, o Revdm. Vigário pretende celebrar a missa de domingo de Ramos com benção das palmas, missa cantada e encerramento do S.S. sacramento e, lava-pés na quinta –feira , havendo procissão de enterro e Via sacra na sexta-feira, missa cantada e alleluia ao sabbado, procissão e missa cantada no domingo da Ressurreição.
ESCHOLAS PROVISÓRIAS DA ENSEADA E PICINGUABA
O ministro do interior remetteu ao Conselho Superior o officio d ´esta Câmara, pedindo provisoriedade das escholas supra mencionadas a 24 d`estemez.
SECRETARIA DE OBRAS PUBLICAS E AGRICULTURA
Em dacta de 26 do corrente, auctorisou a Superintendência de Obras Publicas a mandar examinar e orçar os concertos de que necessitam as estradas que de Ubatuba vão a S. Luiz do parahytinga e bairro Alto.
CASA DE CHÁRIDADE DE UBATUBA .
Movimento: doentes existentes de fevereiro 10: Entraram 15: 11 homens, 4 mulheres; tiveram alta : 7 : 3 homens ; 3 mulheres.
Fallecimento 1 ( mulher)
Emtratamento ficaram 17 doentes
31 de março de 1897
EDITAL
O Doutor João Diogo Esteves da Silva, Presidente e Intendente Geral da Câmara Municipal de Ubatuba, na forma da lei.
Faz saber aos que o presente edital virem, que de conformidade com o Art. 4 º da lei numero 35 de 26 de janeiro de 1892, são convocados os veradores Major Pedro Manoel de Oliveira, capitão Francisco Bernardo de Amorim, capitão Manoel Gonçalves de carvalho, Tenente Manoel Balthazar da Cunha Fortes, Miguel Baptista da Graça, Antonio Freitas de Andrade e Pedro Gonçalves dos Santos, e bem assim os immediatos Antonio Alves de Araújo, Antonio Joaquim Garcia; João Marcellino Lamoza e Feliciano José Maria Junior, para no dia 5 de abril proximo vindouro,as 10 horas da manhã, comparecerem no Paço da Câmara Municipal, a fim de ter lugar a divisão do município em secções e a eleição das commissões do alistamento de eleitores como preceitua o Art. 6 º da citada Lei. E para que chegue ao conhecimentod e todos, mandou passar o presente edital para ser affixado no lugar de costume e publicado pela imprensa. Secretaria da Câmara Municipal de Ubatuba, 26 de Março de 1897. Eu Miguel Pires Nobre, secretario escrevi e asigno.
Prezidente da câmara e Intendente geral Dr. João Diogo mEsteves da Silva.
O Secretario
Miguel Pires Nobre
Casa de Caridade
Por Ordem do Sr. Irmão Procurador convido os Srs Irmãos que compõem a Meza Administrativa da Irmandade , a comparecerem a sessão de hoje as 4 horas , na sala do edifício
Ubatuba , 4 de abril de 97
O Escrivão
André Ferreira Gomes
O Procuradoria da Câmara Municipal de Ubatuba convida aos devedores de impostos atrazados e do corrente exercício a virem satisfazerem seus débitos, visto ter a Câmara concedido o prazo improrogavel de 15 dias a contar desta dacta, findo os quaes será feita a cobrança executivamente.
Ubatuba, 18 de Março de 1897]
Procurador
Carlos Marcello Gonçalves Duarte
PRÓXIMA POSTAGEM DESTE ESPECIAL...DIA 28 DE FEVEREIRO DE 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário