Histórico do Ateneu
A primeira biblioteca de Ubatuba foi fundada em 1875, por José Bernardo G. Duarte e Alfredo Augusto da Silveira (ambos paulistanos), no Gabinete de Leitura “Atheneu Ubatubense”. Era um prédio situado nas imediações da praça Exaltação à Santa Cruz, com um acervo de 5.000 volumes, colocados à disposição de seus associados. Essa biblioteca foi extinta no início da 1ª República, em um período da história marcado pela decadência econômica do município.
Em 28 de outubro de 1967, mediante decreto municipal, o prefeito Francisco Matarazzo Sobrinho – Ciccillo Matarazzo – inaugurou a Biblioteca Pública Municipal Atheneu Ubatubense e a instalou em uma das salas do prédio da Câmara Municipal (funcionou neste local até 1976), situado na Avenida Iperoig, e nomeando Geny Bueno de Aguiar sua primeira bibliotecária.
Na gestão do prefeito Basílio de Moraes Cavalheiro Filho, a biblioteca é mudada para a Rua Thomas Galhardo, num prédio que já não existe mais.
Na gestão do prefeito Pedro Paulo Teixeira Pinto (1985-1988) a biblioteca foi transferida em definitivo para o prédio que até então servira de sede da prefeitura, o Paço Municipal, situado na praça Treze de Maio.
Com a criação da FUNDART - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba; em 1987, através da lei 893, a biblioteca passa a ser administrada pela Fundação. No mesmo ano, Fundart e Prefeitura se unem para realizar uma grande reforma no prédio da biblioteca. Durante o período das obras, o atendimento foi transferido para a sede da Fundart, no Sobradão do Porto.
A biblioteca foi reinaugurada no dia 07 de setembro de 1998 na gestão do prefeito Euclides Luiz Vigneron.
Em 2008, durante a gestão do prefeito Eduardo César, é realizada nova reforma do prédio da biblioteca. Durante o tempo das obras o atendimento é realizado no prédio do antigo fórum. No dia 27 de junho do mesmo ano a Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense é novamente reinaugurada.
FONTE:
http://biblioateneu.hd1.com.br/historico.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário