Espécie de cana silvestre, conhecida como cana brava. De consistência rígida diferente da cana-de-açúcar, embora suas folhas tenham uma grande identidade, pois pertencem a mesma família. Na sua floração produz um tipo de flecha de consistência superior ao de cana, por isso muito utilizada pela cultura caiçara na confecção de gaiolas e armadilhas (urupuca), para o aprisionamento de aves ou para a feitura de foguetes artesanais, para lhe dar direcionamento. Cabe aqui registrar que como a planta empresta o nome à cidade, esta contida no brasão do município.
AS PALAVRAS
As palavras , bem como os heróis e mitos, são modelos inventados pelos homens para dar significação às coisas, os lugares ou sentimentos humanos.
A palavra UBATUBA foi inventada não pelos brancos( portugueses), mas pelo antigos ancestrais do povo ubatubense, o povo tupinambá, os quais habitavam a região do Litoral Norte Paulista e Sul do Litoral do Rio de Janeiro, issto bem antes da chegada de Cabral e sua esquadra ao Brasil.
A palavra Ubatuba vem da língua tupi usada pelos índios de nossa região ( U ´ubá-tyba), porque os índios observando a natureza desse local constataram a existência de grande quantidade de uma planta por eles denominada u ´ubá (ubá). Portanto u ´ ba mais a palavra tyba ( muito) – Ubatuba / U ´ubá-tyba – expressava para os nativos, local de muita ubá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário