Segue o resumo de mais uma edição do JORNAL ECHO UBATUBENSE, primeira edição de 1897 ( Janeiro).
ESPECIAL ECHO UBATUBENSE
Primeira Semana de Janeiro de de 1897
ECHO UBATUBENSE
Jesus Christo
Já se vai 1896 annos que a terra creancinha de Belem, filho da Virgem Maria, Immaculada e Pura,
veio trazer ao mundo a luz da claridade, da Fé e da esperança, no meio do turbilhão de torpezas e maculas que ennodoavam, desnaturavam, e conspurcavam de mil infamias e bella
creação de Deus - o homem.
...........................................................................
AGENCIA DE CORREIO
Causou má impressão a pertinacia do Agente de Correio em deixar a entrega dos registrados para o dia seguinte ao da chegada da mala do dia 1 º de Janeiro.
Tanto ficou prevenido o esperito publico, que no dia 4, chegada do correio, houve cidadãos que exigiam em vóz alta a abertura da mala, porque, segundo constou-nos, o Sr. Agente
retirou-se para o interior da casa, e depois de hora e meia, após a chegada da refrida mala, é que resolveu abril-a, e se o fez se o fez, segundo ainda consta-nos, foi devido a energicas reclamações.
A continuar assim , presagiamos n`aquella agencia scenas de pugilato.
.........................................................
Quem empresta não melhora " Mulher, relogio e cavallo
Não se empresta para ninguem. "
....................................................
ENFORCADO
Foi encontrado dia 8 do corrente, em uma das cazinhas de alluguel, o Sr. João de Deus, cita n ´esta cidade, Américo José dos Santos, conhecido por Américo Paulista, enforcado por uma corda que pendia do teto da casa.
Pelo seu estado de putrefacção julga-se que já faziam dois ou trez dias que poz termo de sua exist~encia.
As autoridades tomaram conta do fato.
.......................................................................................
EXONERAÇÃO E NOMEAÇÃO
Foi exoonerado a pedido do officio de contador e Destribruidor deste Termo o Sr. Major Miguel Pires Nobre, e nomeado em substituição o Sr. Tenente Sebastião Victorino da Cuinha Junior.
PRONUNCIA
Foi pronunciado no art. 303 do Codigo Penal Gabriel Bastos, o individuo que feriu com faca á uma Sra. na Praia da enseada, cuja noticia publicamos no numero passado do nosso periódico.
AGRADECIMENTO
Já estava fechada a seccção dos apedidos, quando veio as mãos a publicação que abaixo segue; querendo nos satisfazer uma justa sollicitação, de bom grado publicamos em nossa secção.
Eil - o :
"José Bonifacio Garcia, Antonio Joaquim Garcia e D. Preciliana Barboza Garcia, filho, irmão e nora da finada Maria Joaquina Garcia, penhorado com todas as pessoas que se dignarão acompanhar até a sua última morada os restos mortaes da mesma finada, vem por meio desta testemunhar-lhes o seus eternos agradecimentos. "
SANTOS
O Club Lyra de Apollo, por seus dignos Presidente e 1 º Secretario, envio-nos seu Estatuto.
Agradecendo, fazemos sinceros votos pela prosperidade do Club, e que consiga seu desejado fim.
IMPOSTO DO SELLO
pela Lei Fedral n º 428, de 10 de dezembro de 1896, foi elevado a 1$000, o sello das procurações e substalecimentos, quer sejam passadas em nota publica, que por punho particular, e a 300 reis , trezentos reis, o sello fixo por folha de pedições , requerimentos de qualquer natureza, bem como daquelles documentos para os quaes se exegia o sello de 200 a 220 reis.
A noticia supra lemos no Estado de São Paulo.
CASA DE CARIDADE
Pelo digno Provedor do Hospital de Caridade d `esta cidade, o Sr. Tenente Coronel Francisco Gonçalves Pereira , nos foi offerecido o movimento d `aquella casa durante o anno findo de 1896.
GRUPO ESCOLAR " DR. ESTEVES DA SILVA"
Por telegramma recebido hontem soubemos que foi nomeado Diretor do Grupo Escholar Dr. Esteves da Silva, d `esta cidade, o nosso distincto companheiro de trabalho e Professor do segundo anno d `aquelle estabelecimento, Cidadão Francisco de Paula Cortez.
Comprimentamol-o
Nenhum comentário:
Postar um comentário