quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ESPECIAL ECHO UBATUBENSE.......Parte 10

Agora você segue conferindo o ESPECIAL ECHO UBATUBENSE, onde eu resumo algumas das primeiras edições do 1 º Jornal publicado e distribuido em Ubatuba-SP, siga agora com um resumo da EDIÇÃO 21 - ECHO UBATUBENSE - editado e publicado no dia 28 de fevereiro de 1897 ( trata-se de um resumo da Edição 21)...






ECHO UBATUBENSE

Anno I............................Ubatuba, 28 de fevereiro de 1897 ...........Número 21


Etymologia da palavra ubatuba – Iondiginas da localidade – Visita dos Francezes – Confederação dos Tamoyo – Cunhambebe – Iperoig.


A edição número 21 do ECHO UBATUBENSE inicia explicando o significado da palavra UBATUBA....Segue o resumo do texto ..

È corrente , como origem dessa palavra, a corrupção de vocabulários indiginas – Ibatyba : sitio abundante de ubás, canna silvestre. Apontamentos históricos de manoel Euphasio de Azevedo marques.
Segundo outros provem de dous vocabulários “tuba” muitos, “ubá” arcos ( pão de arco.
A razão que se apresentam para assim explicar a formação da palavra Ubatuba é haverem os indigenes, nas luctas contra os portuguezes , nos governos de Duarte da Costa e mem de Sá., marcado esse logar no littoral para ponto de correrem pressurosos uns em inúmeras ubás (canoas) , e outros em grupos mais ou menos numerosos por terra, coalhando assim a bahia de Ubatuba de canoas ao chegarem á costa, e constituindo do lado de terra um verdadeiro excercito cujas armas principaes eram os arcos, os enormes arcos dos Tamoyo.
O espetáculo assombroso que ferio a attenção dos íncolas da aldeia de Iperoig – deu a exclamação ___Uba-tuba.
Nome este que aplica a baia, depois a povoação, finalmente estendeu-se ao município.
O actual município de Ubatuba, na épocha da descoberta de Pedro Alves Cabral, era occupado pelos índios tamoyo, que dominavam deste o cabo frio até São Sebastião. A palavra tamoyo em língua tupinambá quer dizes “avô”, ascendente , antepassado.
Na primeira divisão do Brazil em capitanias, o atual município de Ubatuba ficaraá comprehendido na parte da capitania de São Vicente, concedida por Dom João III a martin Afonso de Souza .
Eram visitados esses logares, durante o século XVI , pelos francezes que , arrastado após a procura do páo Brazil, conseguiram manter relações amistosas com os gentios.
Com apoio de alguma stribos indígenas, os francezes se estabeleceram no atual rio de janeiro e causaram damnos e serio prejuízo aos primeiros colonos do Sul do Brazil.
Estes por excessos tiveram nos Tamoyo inimigos rancorosos, e que mais de uma vez ameaçaram de completa ruína os estabelecimentos de São Vicente, São Paulo e Rio de Janeiro.
No governo do 2 Governador do Brazil, Duarte da Costa ( 1553 a 1558), todos os murubixabas desde cabo Frio até Bertioga, uniram-se , constituindo poderosa confederação, puzeram a frente o terrível Cunhambebe, nome , que segundo Staden, significava O voar da mulher.
Todos os chefes dos arredores prestavam-lhe cega obediência, pois era o primeiro a sacrificar-se e, implacável para os inimigos, era também orgulhoso dos próprios feitos.
Os tamoyo de Ubatuba faziam parte dessa confederação.

Continua....

..................................................................................


IGREJA MATRIZ......Estam terminados os consertos do assoalho da Igreja Matriz, que em diversos lugares estavam tão falsos , devido ao apodercimento d ´algumas taboas.
Esses concertos foram feitos por ordem do Sr. Dr. Esteves da Silva, único que n`estes últimos tempos tem zelado e olhado com attenção religiosa para o templo, onde milhares de ubatubenses receberam o sacramento do batismo.
Oxalá que S. S. tivesse emitadores.

VIGARIO...Recebemos comunicação do Revd. Padre João calixto cargerino, vigário da freguezia do bairro Alto, que a 18 do mez de março fucturo achar-se-há n ´esta cidade, onde celebrará por espaço de alguns dias actos religiosos.
Chamamos attenção dos fieis.


TESTEMUNHA..... na passada sessão do Jury , não teve lugar o julgamento do réo Manoel Balbino, devido a ausência da testemunha Manoel Damazio Barboza , que retirou-se do município, sem previa participação ás autoridades competentes.
Há poucos dias com todo sanfançon entrava n´esta cidade de volta d`uma viagem a Santos; recolhido a prisão por espaço de 15 dias , penna prevista no código.
A falta de testemunha faz com que o pobre reo tenha d epermanecer por mais trez meses na prisão, quando poderia sahir absolvido.
Que sirva de exemplo.

............................................................................................................

Nenhum comentário: