Conscientização e coleta seletiva de lixo são fundamentais para o bom andamento do processo
- A Secretaria de Obras da Prefeitura encontrou uma solução técnica para ampliar o espaço do aterro sanitário que irá resolver temporariamente o problema da disposição do lixo na cidade de Ubatuba. Será feita uma escavação de 30 mil m³ aproximadamente que possibilitará a utilização desse aterro por cerca de mais um ano e meio. Paralelamente, outras medidas e estudos estão sendo feitos para que o lixo tenha uma solução definitiva no município.
Entre as ações que já estão sendo colocadas em prática está a usina de reciclagem que passa por um momento de estruturação e começará a funcionar em breve. O Secretário de Obras, João Paulo Rolim esclarece que é indispensável que se inicie uma campanha de conscientização e de coleta de lixo seletivo para ampliar a vida útil do aterro sanitário. “A coleta seletiva possibilita que apenas o lixo orgânico seja descartado. Os demais materiais podem ser reaproveitados, gerando renda e empregos para o município, além de auxiliar na preservação do meio ambiente”.
Outra mudança no sistema de coleta de lixo é a monitoração da pesagem de lixo, que será feita por computador. Segundo Rolim, essa tecnologia permite que seja feito um controle da quantidade de lixo despejada diariamente no aterro. “Esse controle nos dá melhores condições de prever problemas e propor soluções, antes que isso se torne uma emergência”.
Também estão em andamento as obras para a coleta e tratamento do “chorume” (líquido marrom escuro altamente tóxico que escorre do lixo). Este líquido será tratado em processo utilizando tecnologia de ponta, diminuindo em muito sua carga poluente. O excedente será lançado na rede de esgotos da Sabesp. Rolim explica que esses cuidados estão sendo tomados para que não haja nenhum tipo de poluição no entorno daquela área. (Fonte: PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário