A “Mãe de Ubatuba”, pois foi Condessa de Vimiero que ordenou a Jordão Homem da Costa para que fundasse o município. A Condessa de Vimiero era portuguesa e nunca tinha vindo ao Brasil, herdeira primogênita de Martim Afonso de Souza. Era dona das Capitanias de São Vicente, São Paulo e Itanhaem. Com elevado grau de inteligência conquistou a eterna amizade e o grande reconhecimento do povo de Ubatuba.
Condessa de Vimiero pertencia mais a Ubatuba do que a Portugal, lugar onde era vista apenas como uma figura da sociedade, já aqui uma administradora que soube compreender a necessidade do povo.
Expolida de grande parte de seus bens, pelo primo o Conde de Monsauto, que aproveitava
de sua fraqueza de mulher usurpou-lhe as Capitanias de São Vicente, São Paulo e Itanhaem.
Conseguindo defender algumas de suas terras, mandou Jacques Felix ir a Taubaté, que mais tarde haveria de ser uma das cidades mais prosperas do estado, para desbravar todos os sertões das redondezas e dando as terras a que lhe pedisse com a condição de cultiva-las. Assim, imortalizou para sempre seu nome, “Condessa de Vimiero”.
Homenagens: Sua história é lembrada através de placas indicativas; uma das principais ruas do centro, paralela a igreja Exaltação à Santa Cruz, matriz, antiga rua Direita.
do site
WWW.RADIOCOSTAAZUL.COM.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário