sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ESPECIAL ECHO UBATUBENSE............PARTE 7

(SEGUE O RESUMO DE MAIS UMA EDIÇÃO DO PRIMEIRO JORNAL UBATUBENSE, os textos  estão na maior parte resumidos, outros na integra, respeitando sempre a caligrafia da utilizada na época)

Dezembro de 1896................Confira em resumo matérias q. foram destaques no primeiro jornal editado e distribuído em Ubatuba , há 114 anos atrás...

Após   a linha pontilhada abaixo, você estará acompanhando um resumo do 13 º número do JORNAL ECHO UBATUBENSE, o primeiro jornal ubatubense, editado e  distribuído aqui em Ubatuba...

Seqüência da pagina 1 do 13º  número Jornal  ECHO UBATUBENSE

03 de janeiro de 1897

Acompanhe agora resumida matérias publicadas no nº 13  do Jornal ECHO UBATUBENSE



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Anno I –                                    Ubatuba , 03 de janeiro de 1897               -        número 13

ECHO      UBATUBENSE
Orgam Hebdomadário
Propriedade do ATHENEU UBATUBENSE
Estado de S. paulo
ASSIGNATURA PARA FORA     NUMERO AVULSO 200 RS         ASSIGNATURA PARA ACIDADE
ANNO............................................10$000     Os artigos enviados à redacção não             Anno.......................................................8$000
Semestre..........................................6$000      serão restituídos ainda q. não sejam           Semestre.................................................5$000
                                                                         Publicados                                                       Escriptorio --- AATHENEU UBATUBENSE


Echo Ubatubense


3 de janeiro de 1897

Conta hoje três dias a entrada do anno de 1897.
O anno que acaba de findar-se, ufano de sua jornada, leva comsigo risos, lagrimas é dorer !
Se não foi um anno calamitoso, tambem não foi  de um completo prazer, para áquelles que viram passar doze longos mezes.
Ahi estão as revoluções, as dissenções políticas, a carestia da vida, attestando um anno  de sobre-salto social.
Oxalá que o anno de 11897 venha com a benção de Deus, espargir benefícios e levantar a sociedade do acabrunhamento deixado pelos annos que la se foram.
Bafejados por essa esperança fagueira, saldamos a  entrada do novo anno !
________________________________________________________

Curso Nocturno

Communico aaaos meus alumnos e aos interessados , que a contar d `amanhã em diante começa a nova matricula n ´esta eschola, continuando a funccionar em uma das sallas do – Atheneu Ubatubense, das 6 as 9 horas da noite.
Convidado, portanto, aos srs Adultos  a   se matricularem na respectiva eschola.

Ubatuba, 3 de janeiro de 1897.

O Professor
Francisco de Paula Cortez.


Edital


Convido aos Senhores negociontes  de seccos e molhados, fazendas e mais negócios, os Senhores possuidores de carros e carroças, canoas de voga para virem afferir , lotar e numerar de 1 º a 30 de janeiro de 1897 sob pena de multa de 220$000. Os donos das carroças as levarão a porta da caza da Câmara Municipal, e os de canoas de voga as trarão ao porto.. para afferição de pezos e medidas carroças e canoas o horario é das 2 horas ás 5 da tarde nos dias uteis – Ubatuba , 19 de Dezembro de 1896 – O  aferidor – João Evangelista da Costa Ferreira.
---------------------------------------------------------------------------------------------

FOLHINHA

Para o anno de 11897

Pedro Lippe, tem para vender a 800 rs. Cada uma.

Instrucção  Publica

Do “ Diário Official “

EXPEDIENTE DO DIA 21 , 23 E 26 DE DEZEMBRO DE 1896

2ª Sub-directoria

Officio ao Inspector do 5 º Districto, remettendo  os livres de escripturação pedidos para as   escholas dos bairros do Porúba e da Praia do alto.

Requerimento de D. Maria Ângela dos S. Moraes, professora publica do bairro do Jabaquara, em S. Sebastião, solicitando remoção para o da Vianna, no mesmo município – Junte procuração.
Reclamou-se do inspetor escholar do 5 º Districto o mappa correspondente ao mez de Setembro findo, bem como o relatório de Novembro ultimo.
_________________________________-
Transmittiu-se ao Conselho Superior da Instrucção Publica os papeis relativos ao exame da candidatura á eschola provisorio do bairro da Barra Velha, em Villa Bela

Varias
_____________________________


Eleições  - Para um Senador e trez Deputados ao Congresso nacional, pelo 2 º disticto eleitoral de S. Paulo, a eleição feita a 30 do mez passado, deu o seguinte resultado:

1 º SECÇÃO  ,  47 ELEITORES

PARA SENADOR
DR. CERQUEIRA  CESAR, 47 VOTOS

PARA DEPUTADOS

DR. ROCHA                              40 VOTOS
CEL MANOEL JACINTHO    30 ,,
DR. GRANADEIRO                  24  ,,

 2 º SECÇÃO  ,  47 ELEITORES

PARA SENADOR
DR. CERQUEIRA  CESAR, 47 VOTOS

PARA DEPUTADOS

CEL JACINTHO                          33 VOTOS
DR. ROCHA                                  29  ,,
DR. GRANADEIRO                     32  ,,


3 º SECÇÃO  ,  66  ELEITORES

PARA SENADOR
DR. CERQUEIRA  CESAR, 47 VOTOS

PARA DEPUTADOS

DR. ROCHA                               35 VOTOS
CEL MANOEL JACINTHO    51  ,,
DR. GRANADEIRO                  46  ,,


4 º SECÇÃO  ,  29 ELEITORES

PARA SENADOR
DR. CERQUEIRA  CESAR,  29 VOTOS

PARA DEPUTADOS

DR. ROCHA                              16 VOTOS
CEL MANOEL JACINTHO    19 ,,
DR. GRANADEIRO                  23  ,,

RESUMO

PARA SENADOR

Dr. José Alves de Cerqueira César                189 votos

PARA DEPUTADOS

Coronel Manoel Jacintho Domingues de Castro 133 votos
Dr. Francisco Granadeiro Guimarães                  125 ,,
Dr. Alfredo Casimiro da Rocha                              120 ,,


FALLECIMENTO – Após longos soffrimentos , falleceu aaa Snrª D. Maria Joaquina Garcia, mãe extremoza do Snr. José Bonifácio Garcia, 1 º Juiz de Paz d ´esta Comarca .
A família e o Snr. Garcia nossos pezames.

FACADA -  O conhecido desordeiro Gabriel Bastos, vagabundo de profissão, residente na Praia da Enseada , n´este município, 25 do mez passado, vibrou uma facada na indefeza Maria Josepha da Conceição.
A victima apresentou-se  ao Snr. Sub-Delegado, a este procede como o caso urge.
Acha-se detido, o celebre desordeiro.


GRUPO ESCOLAR –
Amanhã reabrem-se as aulas d ´este estabelecimento de instrucção publica.
Pedem-nos avisar aos Srs. Paes de família que já tinham seus filhos matriculados n ´aquelle estabelecimento, que estão procedendo  a matricula dos respctipos  alumnos, bem como dos novos que se apresentarem para o mesmo fim.
Consta-se q ´essa casa de instrucção brevemente passará por  uma reforma; úteis melhoramentos vão ser introduzidos , tanto nos commodos do prédio, como em matérias de acordo com os modernos moldes de ensino.
Sabemos que uma pessoa respeitável e que muitose interessa pelo Grupo vai sollicitar  do Sr. Ministro do Interior  mobillias aamericanas, apparelhos para gymnastica idem para o ensino de Geographia, compêndios , armamento portátil para o ensino de exercícios melitares, e outros objectos necessários a boa marcha do ensino.
Se verificarem taes melhoramentos, incontestavelmente poderemos dizer que o Grupo Escholar Dr. Esteves da Silva – vai prestar relevantes serviços ao município de Ubatuba.
Compete agora também que todos  prestem apoio ao acoroçoem o pessoal docente d ´aquelle estabelecimento de instrucção.

REGISTRO CIVIL – Pelo cidadão Paulino Olintho de Carvalho, escrivão  de Paz, nos foi obsequiosamente offerecido o movimento  do seu cartório, durante o mez de dezembro do anno que findou . Ei – lo :
Nascimento                 20
Casamento                     4
Óbitos                          12


UBATUBA – O sympathico Diário DE TAUBATÉ transcreve, com a devida vênia do autor , das columnas do DIARIO MPOPULAR de S. Paulo, da secção --- Assunto do Dia , o seguinte artigo com referencia a esta localidade:

“ A cidade de Ubatuba acaba de dar um exemplo , que a tornar-se  realidade, proporcionaria  um futuro cheio de auspícios, provando mais uma vez   que o verdadeiro elemento de progresso parte sempre da iniciativa particular.
 Desta feita cabe ao Sr. Dr. Esteves da Silva,a gloria de ter aberto uma válvula á expansão agrícola de Ubatuba , pppromovendo a communidade de esforços para concessão do ideal comum.
O município estava  com sua vida material desorganisada pela falta de recursos   e o Dr. Esteves da Silva  convocou uma reunião com o fim de fundar uma sociedade agrícola  e commercial  que tivesse os fins  que minuciosamente  passamos a expor.

Seguia a exposição que o Sr. Dr. Esteves da Silva fez na referida reunião e que já foi publicada em um dos números de nosso jornal, julgamos  portanto desnecssario reproduzila.

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

PRÓXIMA ATUALIZAÇÃO DIA 04 DE JANEIRO DE 2011...CONFIRA A PARTE 8  DESTE ESPECIAL , O QUAL TRAZ EM RESUMO  TEXTOS DO PRIMEIRO JORNAL UBATUBENSE , O ECHO UBATUBENSE, EDITADO E DISTRIBUIDO ENTRE 1896 Á 1897....



Nenhum comentário: