ESPECIAL ECHO UBATUBENSE....................Parte4
( SEGUE O RESUMO DE MAIS UMA EDIÇÃO DO PRIMEIRO JORNAL UBATUBENSE, os textos estão na maior parte resumidos, outros na integra, respeitando sempre a caligrafia da utilizada na epóca)
Dezembro de 1896................Confira em resumo matérias q. foram destaques no primeiro jornal editado e distribuído em Ubatuba , há 114 anos atrás...
Após a linha pontilhada abaixo, você estará acompanhando na integra a seqüência do 2 º número do JORNAL ECHO UBATUBENSE, o primeiro jornal ubatubense, editado e distribuído aqui em Ubatuba...
................................................................................................................................................
PARTE OFFICIAL
Sessão Ordinária a 15 de novembro de 1896
Presidência do Sr. Dr. João Diogo Esteves da Silva
A ´hora regimental, presentes os Srs. Vereadores Capitão Mor Francisco Bernardo de Amorim, Pedro Gonçalves dos Santos, Antonio Freitas de Andrade, Capitão Mor Manoel Gonçalves de Carvalho, Tenente Manoel Balthazar Da Cunha Fortes e Major Pedro Manoel de Oliveira, Sr. Prezidente declarou aberta a sessão.
Seja pago , a cargo o Sr. Joaquim Antonio Tavares do Souto, ; para a publicação do expediente da Câmara no Echo Ubatubense 240$000 annuaes;
A creação de escholas subvencionadas, ficando crenda uma, de janeiro em diante na Praia da Ribeira, sendo a nomeação ou demissão ad nutum do Prezidente desta Câmara, tendo o professor o auxilio de 360$000.
Propõe mais alterações nas verbas de obras públicas e outras.
Proprõe igualmente que o imposto de carne verde reduzido a 4$000 por cabeça.
Ainda que se restabelleçam os impostos de drogas ; ficando fixados 50$000na cidade e 30$000 na roça; não se admitindo meio imposto.
Propõe também que o fiscal e o afferidor , e mais dois cidadãos só em casos duvidosos, sendo um nomeado pelo afferidor e o outro escolhido pelo queixoso, marquem a lotação das canoas e os e o imposto.
Fica estabellecida a numeração pelo afferidor em cada canoa que deve vir ao Porto até 30 de janeiro sob multa do 20$000.
Pagar-se-há por isso a Câmara 5$009.
Ficam creadas penas dá água em casa particulares, com a licença de 20$000 annuaes, sendo toda a despeza da installação por conta do particular, sob a inspecção do fiscal.
Foi proposta a nomação para afferidor de João Evangelista da Costa Ferreire.
Foi elevada a porcentagem do procurador a 115 %.
Postas em discussão de diversas medidas, falaram os Srs. Pedro manoel de Oliveira, Amorim, Freitas de Andrade e o Sr. Prezidente, sendo todas approvadas unanimente . O Sr. Prezidente declara a tabelação dos impostos de afferimentos de subsídios de mar fora , ref. Annos atraz.
POLITICA LOCAL
Accordo e organisação
Os abaixos assignados Republicanos e residentes em ubatuba, aacompanhando os Governos Estadoal e Federal, apoiando-os n´esta localidade politicamente resolveram congregar-se, sob a direcção do Sr. Dr. João Diogo Esteves da Silva, com o fito de continuarem a direcção política e, estadual e federal do antigo Directorio e a orientação harmônica honesta e patriótica que o actual Diretório entender imprimir,a bem da prosperidade e futuro de Ubatuba, sem resentimentos, sem vinganças contra quem quer que seja.
Amor da pátria e honestidade civil e política serão o lemma que animará a todos que se reúnem sob a nova Direcção Política.
O motivo d´esta deliberação é a rezolução do Sr. Dr. Esteves da Silva, sempre alheio a política militante, a não ser, como simples cidadão exercendo os lugares para que foi eleito, sem apresentar-se candidato, ou como eleitor acompanhando o antigo partido conservador, e no inicio da republica o partido republicano, haver assumido a decizão irrevogável de entrar na política activa, diante da crise geral que affecta o Município de Ubatuba, onde o desanimo, conseqüência da decadência aniquiladora , tem impelido parte do povo a emigrar e os rezidentes a viverem sem esperanças no futuro e sem esperanças no futuro e sem coragem no presente.
Accitam a nova organização e empenham todos os seus esforços a fim de trabalharem com toda dedicação para que viram em Ubatuba a harmonia pacifica, honesta e decoroza, bem como a união de vistas para a felicidade das famílias ubatubenses e conseguintemente do povo de Ubatuba.
Ubatuba , 2 de Dezembro de 1896.
Capitão Luiz Domiciano da Conceição.
Vereadores
Caitão mor Manoel G. de carvalho
Major Pedro Manoel de Oliveira
Tenente Pedro Gonçalves dos Santos
Francisco bernardo de Amorim
Tenente manoel Balthazar da Cunha Fortes
Antonio Freitas de Andrade
Manuel da Graça
( Do Editor do Blog Ubatubense : Confira na próxima semana, NA TERÇA - FEIRA , DIA 14/12, a seqüência deste 2 º número do Primeiro Jornal ECHO UBATUBENSE, editado em dezembro de 1896).
Nenhum comentário:
Postar um comentário