Dr. João Diogo ESteves da Silva - Diretor do ECHO UBATUBENSE , o primeiro jornal ubatubense.
ECHO UBATUBENSE - O 1 º JORNAL DE UBATUBA
Como poucas cidades de nosso Estado, Ubatuba contou com um bom número de jornais aqui editados.
A partir de 12 de outubro de 1896 circulou o primeiro dele, o “Echo Ubatubense” , dirigido pelo Dr. Esteves da Silva e que contou apenas um ano de existência.
O segundo número desse jornal assim se referiu ao evento:
“ A Imprensa em Ubatuba – No dia 11 deste mês, às 10 horas menos 10 minutos da noite, o Sr. Presidente do Atheneu Ubatubense achando-se reunida toda a Diretoria, dirigiu-se acompanhado por todos e do Sr. Tenente Coronel Gonçalves Pereira, 1 º Presidente dessa Associação e mais os sócios presentes, para a sala da impressão e entregando uma garrafa de champagne ao diretor da Tipografia, o Sr. Cortez, pediu que partisse o gargalo no prelo.
Satisfeito este pedido, todos demoram taças onde espumava o champagne e o Sr. Dr. Esteves da Silva, Presidente ergueu um brinde à harmonia na sociedade ubatubense, à união dos habitantes da localidade, à prosperidade e ao futuro auspicioso de Ubatuba.
Correspondiam entusiasticamente a esse brinde, quando movido o prelo, saiu à luz a primeira folha impressa em Ubatuba, o primeiro número do ‘ ECHO UBATUBENSE “ e, lá fora, ouviu-se o espocar de foguetes, anunciando as 10 horas em ponto, que Ubatuba tinha, dora em diante, um defensor de seus interesses legítimos. O primeiro número foi enviado ao Sr. Campos Sales, Presidente do Estado de São Paulo..
Foi assim que nasceu, festivamente, que nasceu a imprensa periódica em Ubatuba, embora esse jornal não pudesse alcançar mais de um ano de existência..
A partir de hoje , 16 de novembro de 2010, o BLOG UBATUBENSE faz uma homenagem ao primeiro jornal de Ubatuba , editando e apresentando aqui semanalmente textos extraídos de cópias de algumas edições do ECHO UBATUBENSE, cópias estas de propriedade do meu mano Jorge Otávio Fonseca , o qual para colaborar com o objetivo deste BLOG, estará me cedindo as cópias , das quais eu estarei aqui na medida do possível e na integra, postando trechos do referido jornal, o qual foi lançado há 114 anos atrás, num certo 12 de outubro de 1896. Confira o que foi notícia, poesias, como se falava e se escrevia os ubatubenses (brasileiros), inicia se aqui o ESPECIAL ECHO UBATUBENSE...
ECHO UBATUBENSE, 1 º de dezembro de 1896.
CURSO NOTURNO
Chamamos a attenção para a publicação que debaixo d ´este título vai publicaar em outra secção.
GRUPO ESCOLAR – Nos primeiros dias de janeiro próximo reabrem-se as aulas d ´este estabelecimento de educação pública, começando portanto, n ´esse mez a matricula dos respectivos alumnos.
Chamamos a attenção dos interessados e dos Srs. Paes de família, afim de cooperarem para o engrandecimento de tão útil quão importante instituição.
ECHO UBATUBENSE , 1 de dezembro de 1896.
CÂMARA DE UBATUBA COMUNICA,
No dia 23 do corrente, Á 8 horas da manhã, acompanhado de numerosos amigos e família, embarcou no Vapor Garcia com destino no Rio e São Paulo, o chefe político desta localidade , o Dr. Esteves da Silva, em companhia de sua Exma. Snra. E sua digna irmã, desejamos-lhe uma viagem feliz e breve regresso; pois sua ausência de S.S. e por demais sensível, como amigo, como médico e agora como chefe político.
MISSA SOLENE - Domingo, 20 do corrente, teve lugar as 11 horas, uma missa solemne, na Matriz desta cidade.
A banda de música Atheneu se fez ouvir, tocando algumas peças durante a celebração da missa que terminou com a benção do santíssimo sacramento, cuja irmandade, revestidas de suas opas assistiu a todos os actos.
O dia esteve convidativo , havendo grande concorrência de fiéis.
AVISO...
Procuradoria da Câmara municipal de Ubatuba , 9 de dezembro de 1896, por esta repartição, se faz sciente aos cidadãos contribuintes dos impostos predial; de engenhos, aforamentos e canoas que navegam para fora do município e que estão em atrazo com seus pagamentos, que esta procedendo a cobrança dos mesmos impostos sem multa até o dia 20 do corrente dessa dacta em diante pagarão mais as multas respectivas. Alem do imposto. Previne mais que o imposto de talho de carne verde, será pago antes de exposta a carne a venda, caso contrario será apprehendida a carne até o pagamento.
O Procurador
Antonio Lourenço dos S. Reis
MATÉRIAS COPILADAS DO ECHO UBATUBENSE - DEZ-1896
Nenhum comentário:
Postar um comentário