O ATENEU UBATUBENSE
O Ateneu Ubatubense, estabelecimento litero-educacional que dignificou Ubatuba no passado e estendeu a recordação de sua benemerência até o presente até o presente, em 1887, mereceu de Dr. João Diogo Esteves da Silva, na qualidade de Presidente do Gabinete de Leitura e Diretor das Aulas, a publicação de um interessante opúsculo a qual ele denominou “ A ESCHOLA NOCTURNA DO ATENEU UBATUBENSE – BREVES NOTÍCIAS ”, PUBLICAÇÃO CUJO JUDICIOSOS CONCEITOS NELA CONTIDOS...
A 4 de julho de 1875, por iniciativa dos paulistas José Bernardo Gonçalves Duarte e Alfredo Augusto da Silveira , foi fundado o Gabinete de Leitura Ateneu Ubatubense, cujo fim era a instrução dos seus associados, mantendo uma biblioteca particular para uso exclusivo da associação.
Teve o Ateneu Ubatubense como seu primeiro Presidente, o Sr. Tenente Coronel Francisco Gonçalves Pereira e Vice Presidente Alfredo Augusto Pereira.
Em 1881, seis anos depois da sua fundação, a Diretoria resolveu criar uma aula noturna na cidade. A 1 º de outubro de 1881 foi solenemente inaugurada a escola noturna para o sexo masculino. A Diretoria a quem coube este feliz resultado, era presidida pelo Dr. João Diogo Esteves da Silva, e como Vice Presidente Antonio José Duarte. Para esse nobre intento contribuíram prontamente todos os sócios, subscrevendo a quantia necessária para a aquisição dos móveis, alguns oferecendo todos os livros para os alunos durante um ano, e outros o papel, penas, tintas, etc. durante tempo igual.
Depois por decisão da assembléia Geral foi franqueada a biblioteca a todos aqueles que viessem à sala de leitura. Leitura dos livros em domicílio, só aos associados, leitura, leitura na casa, franca para todos os habitantes ou viajantes.
Em principio deste ano, o diretor deliberou abrir uma sala para o sexo feminino...´
O EDIFICIO
Em um prédio térreo funciona o Ateneu Ubatubense, prédio colocado no Largo da Matriz ( onde hoje 20101, funciona a Casa Paroquial), na parte central da cidade.
Na frente do edifício estão a sala de leitura e duas saletas anexas, em cujas paredes ostentam-se pero de cinco mil volumes em estantes abertas e armários envidraçados, coleções de numismática e mineirais do local e da Província.
Em quadros elegantemente emoldurados, avistam-se os feitos gloriosos da Guerra do Paraguai, o retrato de S. M. o Sr. D. Pedro II ainda moço e seis bustos sobre bonitas sobre bonitas penhas representando Galileu, Safo, Rossini, Lincon, Newton e Ambrósio Pare.
Diversas peles de animais, ossos, gripos de lipdópteros, etc também se apresentavam como elementos de um museu para o qual convergem os esforços a fim de aumentar o campo de instrução.
Em outra saleta à direita destas, grandes mapas da nossa costa brasileira, fornecidos pelo Ministério da Marinha, em quadros emoldurados singelamente, ornam as paredes, e vêem-se armários envidraçados, uma linda coleção de vegetais marinhos, valvas de moluscos, gasterópodos, equinodermes e outras riquezas do fundo do mar, fazendo parte do museu.
No lado posterior do edifício trabalhavam as diversas aulas do edifício trabalham as diversas aulas que formam a escola noturna.
Numa sala espaçosa...são lecionados os alunos: é a Sala A.
Ao lado esquerdo, em outra....acham-se as alunas é a Sala B.
À direita, em sala menor, reúne-se para aulas avulsas de francês, de redação e composição da língua nacional, moços que não estão sujeitos à matrícula : é a Sala C.
Dizia também que, ao início e o término das aulas dos alunos entoavam em coro um hino – Hino Ateneu Ubatubense – que, entre outras finalidades, agia “ como um meio higiênico, usar a ginástica do pulmão.
A mobília da escola era
...simples e apropriada às condições do local e aos meios que a Associação pôde despender, consiste em mesas–carteiras para 12 alunos cada uma, bancos com encosto ou sem ele, de madeira, estrado alto e mesa para professores, lâmpada belga com abajur de louça, refletindo a força luminosa sobre a mesa e resguardando a vista dos discípulos.
Uma pequena coleção de lousas para prática, uma tábua preta para exposição do professor e exercício em plena aula, coleção de modelos do sistema métrico, compreendendo balança e um pequeno globo geográfico – eis que se resume por ora o modesto arsenal de nossos utensílios para ensino.
O TEXTO ACIMA FOI TIRADO DO LIVRO " UBATUBA DOCUMENTÁRIO " de Washington de Oliveira ( resumido)_
Nenhum comentário:
Postar um comentário