EDSON SILVA, PESQUISADOR DA REAL HISTÓRIA DE UBATUBA....
Edson Silva é um apaixonado pela historia de Ubatuba, desde criança teve interesse pela historia de Ubatuba, é um ubatubano respeitado pela pesquisa que desenvolve ao longo de décadas.
Na última edição da bela revista UBATUBA EM REVISTA , edição bimestral Setembro/Outubro-2010, ele aparece como destaque na SEÇÃO PERSONALIDADE, escrita pelo Heitor Barsalini, segue agora uma resumo sobre a bela matéria por Silvio C. Fonseca , editor deste blog: matéria sobre EDSON SILVA....
QUE HISTÓRIA É ESSA..., a história é feita de fatos e da narrativa de quem os conta, sendo assim , a chamada “história oficial” nem sempre corresponde a realidade do que ocorreu, mas aos interesses político-econômicos de quem a conta. Edson Silva é um ubatubense na contra mão dessa tendência e tem total interesse na fidelidade dos registros, ele Edson Silva é um ubatubense CONHECEDOR DA HISTÓRIA DE UBATUBA..
Filho de Atanázio da Silva, pescador e vereador, o menino Edson sempre teve grande interesse pela história de Ubatuba, sempre via, lia e relia os documentos e fotos que seu pai recebia dos ubatubanos e ubatubenses , assim a partir desse material, ele começou ainda pequeno a estudar a história de Ubatuba, ainda na escola, seu conhecimento superava muitas vezes o dos professores.
No meio de tantos registros de seu arquivo, chamam a atenção, os quais contam em detalhes a vida do caiçara, exemplo entre tantos, a do “peixe-santo”, na qual o maior peixe da rede era levado para ser vendido defronte a Igreja da Matriz e o dinheiro era doado ao vigário da época.Edson , antes de tudo é uma apaixonado por sua atividade. Uma das sua gratificações é a emoção de quem visita seu acervo. Muitas pessoas se emocionaram e ainda se emocionam com suas fotos.
Perguntado sobre o momento atual da história de Ubatuba, ele Edson se queixa da perda da identidade cultural que havia por aqui, conseqüência da vinda de muitos imigrantes, uma frase de sua autoria, a qual faz parte da sua exposição itinerante
“Com poucos vestígios de seu passado histórico, Ubatuba é hoje o retrato de uma cidade submissa as influências externas. No decorrer dos eu crescimento, a fisionomia urbana da cidade urbana foi se moldando às inspirações do “progresso”, que não aceita a presença de “coisas mais velhas e antigas”, compreendidas erroneamente como imagens de decadência . Desprezando sua própria história e fase do apogeu econômico, a cidade, no entender de muitos, perdeu a sua personalidade, mesclando-se de tendências e padrões estéticos importados de centros urbanos maiores.
FONTE : www.ubatubaemrevista.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário