REDIO DA CÂMARA MUNICIPAL...
De 1829 até 1864 , a Câmara funcionou em diversas casas, até que a partir de 1864 a Câmara adquiriu para a sua instalação exclusiva, uma vez que até então tinha funcionada em vários prédios juntamente com a Cadeia Municipal, a casa do Dr. José Paulo do Bonsucesso Galhardo, na atual Avenida Iperoig , onde funcionou até pouco tempo.
Criada a Comarca em 1872, o Fórum passou a funcionar anexo, nesse edifício, ocupando parte de suas dependências.
Por sua vez a Cadeia instalou-se no sobrado existente até pouco tempo na esquina da Praça Nóbrega com a Rua Maria Alves, que , demolido, deu lugar a construção do Hotel São Charbel.
Finalmente, anos depois o Governo do Estado, já não o da Província, não aturando mais os reiterados reclamos da nossa Câmara, em 1901 fez inaugurar a cadeia nova, em prédio próprio, edifício de arquitetura moderna, que certamente, por isto teria agradado às autoridades municipais, que o fizeram construir talvez como ornamento, no coração da cidade, que depois foi a Praça Dr. Carlos Botelho e atualmente é a Praça Nóbrega.
Entre outras inverdades a respeito de nossa terra, dizem que esse edifício foi construído pelo imortal Euclides da Cunha. Não é verdade, a verdade é a seguinte : naquele tempo a administração estadual era modesta, não ostentando a grandiosidade de hoje. A Secretaria da Agricultura, Industria,Comércio, Viação e Obras Publicas (!) – como outras _ era distribuída em Diretorias e essas Diretorias subdivididas em distritos.
O Dr. Euclides da Cunha era engenheiro do distrito que nos abrangia, na Diretoria de Obras Publicas, e, como tal, teria aprovada a planta e o orçamento da construção, teria feito visita de inspeção ás obras e, finalmente, veio recebê-la em nome do Governo.
O verdadeiro construtor, isto é, o contratante ( empreiteiro) junto ao estado, foi o português Silva, cujo prenome não conseguimos obter e que encarregou da execução das obras o mestre-pedreiro apelidado Manoel Sapão.
FONTE : Livro UBATUBA DOCUMENTÁRIO
FONTE : Livro UBATUBA DOCUMENTÁRIO
O Dr. Euclides da Cunha teve, portanto, ( disso temos certeza) destacada ingerência no caso, mas não foi o construtor, nem o empreiteiro, nem o executor das obras, como querem fazer crer.
Esse prédio também foi abandonado, construiu um novo edifício na Av. Professor Thomaz Galhardo, com características modernas, abrigando ali a cadeia, a Delegacia de Policia e o Quartel da Policia Militar, essa última , passou a funcionar no bairro do parque Viva Mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário