Nasceu em Ubatuba em 29 de dezembro de 1.855 e faleceu na capital paulista em 30 de julho de 1904, aos 49 anos. Filho de José Paulo Rosa Galhardo e Ana Bernadino Rodrigues Galhardo. Moravam no casarão onde foi instalada a Câmara Municipal de Ubatuba, durante muitos anos na avenida Iperoig.
Mudou-se para São Paulo muito jovem, estudou na Escola Normal de São Paulo e dedicou-se ao Ensino Público. Realizou brilhante carreira, exercendo os cargos de secretario geral de instrução pública do Estado de São Paulo. Elaborou o regulamento do 1º ginásio do Estado de São Paulo e da Escola Politécnica, onde foi o primeiro diretor, sócio fundador da União Pedagógica e do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Aposentando-se no cargo de subdiretor da secretaria do interior do estado.
Mas seu memorável trabalho foi quando escreveu e editou a “Cartilha Elementar para a Infância”, utilizada em todo Brasil, sendo o livro que mais alfabetizou brasileiros na época.
Por sua dedicação e relevante personalidade nas letras e no ensino do país, recebeu o grau de comendador pelo imperador D. Pedro II.
Homenagens: Antiga rua municipal, hoje principal entrada de acesso a cidade de Ubatuba, ou seja do trevo entre as rodovias Mario Covas, Oswaldo Cruz e BR 101.
FONTE : www.radiocostaazul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário