( Foto Arquivo do Sr. Nenen Veloso)
Antonio Gomes entrou na escola tardiamente, com 14 anos de idade, nasceu
em 1913 e matriculou-se em 09-03-1927. Ele também auxiliava a professora: corrigia as tarefas e ensinava as lições para os mais atrasados. Cursou até o 2º ano primário e, já se achando apto para enfrentar a vida, veio morar na cidade, igualmente seu colega Silvino.
Antonio Gomes iniciou sua vida laboriosa na pesca, chegando ao posto de mestre; como tal, comandou os seguintes barcos de pesca (traineiras) - “Oriente”, “Vita”, “Santa Cruz”, “Confusão”, “Cidade de Santos”. Mais tarde, em sociedade com seu irmão Nicrano, construíram um barco do mesmo porte em que trabalhava, e deram o nome de “Dois irmãos”. O dinheiro que ganhava na pesca, investia na construção civil. Tudo ia de vento em popa, conciliando pesca com a nova profissão. Entrou para a política, candidatou-se a vereador e foi eleito na primeira tentativa em 1964-1969, no governo Matarazzo. Em 05/10/1967 aprovou e assinou o Projeto do Sistema Viário da Cidade. Este projeto foi ignorado pelos vereadores e os prefeitos sucessores de Matarazzo, até hoje.
A idade foi avançando, então sentiu a necessidade de adquirir um sítio, mas não era para se aposentar, gostava mesmo é de estar ocupado, do primeiro ao último raio de sol, e varar a madrugada se fosse preciso. Foi o único caiçara que eu conheci, a dar um giro de 360º graus, na sua profissão primitiva de pescador nato, se tornou fazendeiro até seus últimos dias. Comprou um sítio em “Vargem Grande” – São Luiz do Paraitinga onde criava gado leiteiro, e fabricava farinha de mandioca para vender em Ubatuba. Meses antes de morrer, já com a saúde bem abalada, mas ainda com forças para caminhar, encontrei com ele na peixaria do Carlinhos e, se apoiando no meu obro disse em voz alta: “A mãe desse menino aqui, que me ensinou a ler e escrever, e o Silvino Teixeira Leite também, foi a nossa primeira professora, nós cursamos até o 2º ano, e já estava pronto para vida, o estudo naquele tempo era puxado. Hoje em dia, a criançada sai da escola mais burra do que entrou.” Antonio Gomes faleceu meses depois desse encontro casual, em 25/06/2003
FONTE : http://www.ubaweb.com/
Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário