O projeto surgiu, primeiramente, da necessidade de diminuir o uso de sacolas plásticas, para contribuir com o meio ambiente. Depois, veio a idéia de valorizar os artistas locais. Para completar, a boa-vontade de ajudar famílias carentes.
Projeto tem como objetivo a conscientização ambiental e ajuda social
O resultado foi a criação de bonitas bolsas retornáveis de supermercados, que foram trocadas por alimentos não-perecíveis, no último sábado (7), em Ubatuba.
A troca das bolsas foi um verdadeiro sucesso. Em apenas uma hora e vinte minutos, foram distribuídas 250 bolsas, que foram revertidas em 550 kg de alimentos. Os alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.
O alimento arrecadado será enviado ao FSS
O projeto foi idealizado por alunos do 3º semestre de Artes Visuais da Universidade Metropolitana de Santos – Pólo Ubatuba, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e diversas empresas locais.
Cultura e consciência ambiental
Da Motta, Bigode, João Teixeira Leite, Seo Ricardo, Julinho Mendes, Mário Gato, entre outros. Artistas tradicionais na história ubatubense foram retratados, dando um colorido especial às bolsas. A cultura caiçara também foi homenageada, com trechos de cantigas, receitas de pratos típicos, imagens de congadas, rabecas e bois de conchas.
Segundo uma das idealizadoras do projeto, Adriana Dias, pelo sucesso do evento foi possível perceber que as pessoas estão dispostas a deixar de usar as sacolinhas plásticas. “Com este projeto, nós saímos do plano das idéias e vimos que é possível mudar este hábito. Conseguimos uma boa aceitação, porque são peças bonitas, artísticas e acessíveis à população. Tão importante quanto a questão ambiental, foi resgatar um pouco da nossa cultura e valorizar os nossos artistas locais.”
O projeto tem como parceiros a Prefeitura de Ubatuba; Supermercado Rosado; Casa Nova Materiais de Construção; Freeway Dedetizadora; Mar Azul Turismo; Cunhã Artesanato; Com Carinho Presentes; Funerária Litorânea; Mercado Bom Preço; Cati; STTR; Quiosque Patropi e Rei do Camarão.
FONTE :
http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=4602&cod=3
Nenhum comentário:
Postar um comentário