quinta-feira, 13 de maio de 2010

ubatuba 2002Abelhas invadem Igreja



Após receber uma denúncia do Ubatuba Palace Hotel a respeito de um número significante de abelhas africanas na redondeza, a Defesa Civil de Ubatuba pediu que a população desta região ficasse atenta. Assim um dos membros da Igreja Evangélica Ágape confirmou a denúncia de um foco deste inseto, que estaria no forro do templo. A ação foi iniciada nesta última quinta-feira,16, quando os integrantes da Defesa localizaram as colméias a 12m de altura entre o forro e o telhado com cerca de duas a três colméias. Segundo o apicultor responsável pela ação, Ovídio Ribeiro, cada colméia é constituída de 60 a 80 mil abelhas. O local foi interditado durante o período da remoção para segurança da população. As colméias foram transportadas para um local seguro fora do perímetro urbano.

O veneno da abelha africana causa inchaço somente no local da picada, porém se o caso é de alguém alérgico pode ser fatal. De acordo com as estatística, há cinco anos, as ocorrências giravam em torno de 10 a 15 casos/ano. Em 2.001, foram 32 denúncias/ano. E desde do inicio deste ano já foram efetivadas 45 denúncias, sendo 24% na área central do município.

A Defesa Civil de Ubatuba defende a tese de que as abelhas africanas estejam sofrendo com o desmatamento da Mata Atlântica. Com a escassez de alimento natural, elas estariam adaptando-se a cidade em busca do néctar industrializado, como refrigerantes e alimentos compostos por açúcar. Eles também dizem que a ação está sendo realizada desde o início do ano consecutivamente. Ao final desta edição, eles tinham recebido uma outra denúncia na rua Liberdade, centro do município. As ações da Defesa Civil só estão podendo ser realizadas graças ao investimento de R$40 mil em equipamentos pela atual gestão no início do ano. Porém, a pequena e empenhada equipe conta com apenas seis pessoas para atender todo o município, sendo que um está de licença, dois ficam na assessoria interna e três para operação. Ela conta sempre com voluntários da comunidade e nesta operação três estão participando. Conta também com apoio da Guarda Municipal e de um apicultor cedido pela Secretaria de Agricultura e Pesca desde o início do ano, devido ao grande número de ocorrências.

No inicio do ano, uma criança ao passar de bicicleta em frente a um terreno foi atacada com 240 picadas das abelhas que teve sua colméia atingida acidentalmente.

A população, ao suspeitar de colméias, deverá entrar em contato direto com a Defesa Civil através do fone 199 e esperar as providências desta autoridade competente. É importante não mexer ou jogar nenhum tipo de inseticida, pois, quando elas se dispersam, tendem a eleger uma nova rainha e iniciar uma nova colméia.
 
JORNAL  A   SEMANA : Ubatuba 18 de Maio de 2002 Edição Nº 184 Ano III
 
 

Nenhum comentário: