Todos sabemos que a equipe União Paulista de Ubatuba é grande formadora de campeões. Os atletas do Jiu-jitsu mostraram toda sua potencialidade neste último campeonato Estadual sensibilizando até mesmo o comitê olímpico que estava presente ao evento.
O que poucos sabem é que um campeão da equipe, Edílson José Souza, 31, é portador de deficiência visual e também um dos conquistadores da vaga na classe Master para o mundial, que irá acontecer no próximo mês de junho.
Edílson (carinhosamente chamado pelos amigos de John) é paulistano. Veio para Ubatuba em 1985 acompanhando os pais. Quando criança, teve um problema de catarata que, com o passar dos anos, foi resolvido. Quando em sua vida adulta, aos 23 anos, um glaucoma (derrame na vista ocasionado por pressão alta atingindo diretamente a córnea) fez com que perdesse a visão progressivamente. Edílson diz ter sido uma fase muito difícil, principalmente para adaptar-se a nova situação imposta pela vida. No início, ele ficou dependente e um pouco atrapalhado com os sons e principalmente localização, mas resolveu acalmar-se e prestar mais atenção ao que acontecia ao seu redor. Então, as coisas começaram a fluir. Um amigo convidou-o para fazer musculação, isso em 97; logo recebeu o convite para treinar jiu-jitsu. Esta arte marcial de origem oriental é baseada apenas no contato físico direto, assim Jhon não encontrou grandes dificuldades para o aprendizado. E, para surpresa de todos, revelou-se um grande atleta conquistando diversos títulos: quatro vezes Campeão do Vale, cinco vezes Campeão do Litoral, Campeão do Estadual e agora irá disputar o Mundial. Seus orientadores diretos, como o prof. Edmilson Alvez, prof. Ozieo Hecher e o instrutor Trajano, dizem que ele tem um poder de assimilação de aprendizado muito maior que os outros atletas.
Jhon treina cerca de seis horas por semana e já está na faixa roxa. Isso significa que, se continuar neste ritmo, em um ano e meio já estará conquistando a faixa preta e se tornará apto a instruir novos adeptos do esporte.
Mas John, como todo atleta ubatubense, enfrenta um dos maiores problemas profissionais: a falta de patrocínio. Assim suas inscrições são realizadas através de muita dificuldade e com a ajuda de todos os colegas, também atletas. Aliás, uma curiosidade: quando seus orientadores inscrevem o John em campeonatos não revelam sua deficiência visual e o adversário luta de igual para igual, não tem moleza! O menino é bom mesmo! E irá disputar com toda sua equipe ubatubana até o final do ano os títulos dos campeonatos: Internacional Máster, Carioca, Mundial e Brasileiro.
Quem quiser patrocinar este grande atleta é só entrar em contato através do telefone: (12) 9766-8592, falar com Ozieo. John deixa um recado: “Nunca irei desistir das minhas conquistas!”
JORNAL A SEMANA : Ubatuba 18 de Maio de 2002 Edição Nº 184 Ano III
Nenhum comentário:
Postar um comentário