quarta-feira, 26 de maio de 2010

UBATUBA 2001 : Ilha Anchieta: rebelião, fatos e lendas


Em obra literária, o Ten. Samuel Messias de Oliveira, 53, recorda uma das maiores e memoráveis rebeliões de nosso país. O livro “Ilha Anchieta - Rebelião, fatos e lendas” trata-se de um documentário que reúne material fotográfico, escrito e documentário de alguns sobreviventes “os filhos da ilha” (como denomina o autor), resultado de pesquisas incessantes da rebelião que mobilizou a Polícia Militar da região, o 6º B.C. de Santos, a Polícia Militar Fluminense, a Polícia Marítima e o Exército.


O livro, dividido em cinco capítulos, inicia-se com um release que relata desde o primeiro dono da ilha, o Cacique Cunham-bebe, responsável pela Confederação dos Tamoios, suas transformações até a criação do presídio e a rebelião ocorrida em 20 de junho em 1.952, trazendo para os leitores todos os acontecimentos até 1.999.

O livro nos faz desejar a segunda maior ilha do litoral norte paulista que transformou-se em paraíso ecológico e histórico atraindo turistas de toda parte do mundo, porém nos permite conhecer o seu cruel e sangrento passado.

O autor encontra-se em férias na Ilha Anchieta vendendo e autografando sua obra e trocando informações com os turistas.


FONTE :  JORNAL   A  SEMANA  UBATUBA NA REDE
Publicação Semanal - Edição 114 - Ubatuba, 12 de Janeiro de 2001

Nenhum comentário: