De acordo com informações do Jornal “Opinião”, uma recente modernização e ampliação do aeroporto Gastão Madeira foi iniciada no ano de 2004 e já foram muitas modificações realizadas. A pistas que tinha 940 metros, passará a ser de 1200 metros reforçando a sua pavimentação da pista e a do pátio, com sinalização na horizontal e na vertical em toda sua extensão. Com isso, dará condições ideais para receber um número maior de passageiros e a tripulação e ainda para estes, um novo terminal para a sua recepção no embarque e desembarque dos mesmos. Um eliporto iluminado e com farol rotativo também faz parte das novas instalações. Uma construção da seção contra incêndio foi um dos importantes melhoramentos que é na verdade um pré-requisito na operação nas empresas de fretamento e ou com linhas regulares de vôos. Hoje em dia já são mais de cinco mil operações durante o ano, entre poucos e decolagens, e isso poderá aumentar de acordo com as modernizações realizadas neste aeroporto.
Atualmente, o aeroporto “Gastão Madeira”, é uma alternativa para o turismo local e a sua modernização na recepção de passageiros foi um salto pensando nesta alternativa. De acordo com informações do o Jornal Opinião, Maio/2005, páginas 3 e 8, além da recepção no turismo, outros serviços se encontram neste local, como a Escola de Pilotagem, a BS Panorâmica, a Localiza, um Banco 24 horas, a Visual Propaganda Aérea e a Associação Brasileira de Ultra-Leve – ABUL. Além dos vôos para o visitante apreciar de cima a maravilhosa paisagem da cidade através de pequenos monomotores e helicópteros, outros eventos costumam serem realizadas anualmente. A exemplo disso, ainda de acordo com o Opinião, são os saltos de pára-quedistas num evento que proporcionam aos mais corajosos, a experimentar a emoção de saltos duplos. É um verdadeiro show em céu aberto com o seu azul colorindo-o dando mais vida aos dias ensolarados, como foi neste ano de 2003 no feriado de Corpus Christi, de 26 a 29 de Maio. O Centro de Pára-quedismo Azul do Vento, juntamente com a Cia. Radical Sports – Adventures e a Secretaria de Turismo da cidade, numa confraternização entre muitos pará-quedistas, proporcionaram este grande evento pensando logo em transformar os céus de Ubatuba numa parada obrigatória para campeonatos. Assim, Ricardo Petenná, do Azul do Vento, trará para Ubatuba este campeonato denominado de “Circuito Chevrolet Montana de Pára-quedismo”. Este é um campeonato que faz parte do circuito brasileiro, de grande importância no cenário nacional, trazendo profissionais de todo o Brasil, em várias modalidades de saltos, com data de realização em 2 e 3 de Julho.
A denominação dada ao campo de aviação de nome “Gastão Madeira” foi uma homenagem prestada a um filho da terra, nascido aos 20 de Junho de 1869, filho de Joaquim José Lázaro Madeira e Maria Angélica de Galhardo Madeira. Gastão Galhardo Madeira, saiu de Ubatuba aos dois anos de idade, morando em algumas cidades da região como em São Luiz do Paraitinga, mudando-se depois par Guaratinguetá, Caçapava, fixando finalmente residência na capital de São Paulo aos 12 anos de idade. Lá, estudou, demonstrando interesse pelo vôo das aves, observando-as por muitas e muitas horas a fim de entender e aprender suas leis e assim poder usá-las num possível vôo humano.
Passou a infância em São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Caçapava e São Paulo. Aos doze anos de idade já se dedicava às pesquisas científicas sobre as quais há referências no jornal “Província de São Paulo”.
Em 1892 publica no “Correio Paulistano”, um estudo completo e fartamente ilustrado de seus trabalhos concluindo as suas investigações sobre “o princípio do vôo dos pássaros”.
Foi reconhecido como o pioneiro da aviação mundial e em 1927 o seu nome figura ao lado de Bartolomeu de Gusmão e de Santos Dumont.
Embora tantas vezes injustiçado, Gastão Madeira deixou registrado nos anais da história, uma obra que fala por si.
Voltando ao contexto sobre a nova tendência econômica, o desenvolvimento definitivo do turismo em Ubatuba, havia a necessidade de melhoramentos nos meios de acesso. As estradas sempre foram os acesos mais comuns e mais utilizados pelos visitantes e turistas. Hoje, o fenômeno do turismo explora de todos os recursos possíveis para oferecer ao turista, condições excelentes de transportes, com segurança e garantias. Sem dúvida nenhuma, a via aérea proporcionou ao mundo a facilidade, deixando tudo mais perto e de fácil acesso. Ubatuba, atualmente, garante aos visitantes a facilidade destes acessos, sejam eles terrestres pelas rodovias, sejam as marítimas, sejam as aéreas. Mas, ainda assim, o que trás o maior fluxo de movimento à cidade são as rodovias. Quando na abertura e inauguração da Rodovia Oswaldo Cruz, Ubatuba a Taubaté, nos anos 30, iniciava ali, naquela década, o início de um desenvolvimento econômico que viria décadas depois a fortalecer e se firmar de vez como a principal forma da cidade desenvolver seu potencial natural para a exploração do turismo.
FONTE : Livro " Ubatuba, espaço, memoria e cultura' - ed. 2005 - Por Juan Drouguett e Jorge Otavio Fonseca
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